Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

A LICENCIATURA, O ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS

Palavra-chaves: PIBID, MATEMÁTICA, ENSINO Pôster (PO) 08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1137
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 45
    "inscrito_id" => 17
    "titulo" => "A LICENCIATURA, O ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o propósito de mostrar os resultados parciais do subprojeto PIBID de Licenciatura em Matemática da UFPB Campus IV intitulado A Licenciatura, o Ensino Médio e a formação do professor, que está sendo desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga Burity, situada na cidade de Rio Tinto/PB, visto que a dita escola necessita de ações afirmativas para a elevação da sua qualidade educacional e consequentemente o aumento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Nessas perspectivas, o subprojeto permite a integração da universidade com a escola da rede pública de ensino básico, proporcionando aos bolsistas a pesquisa em educação matemática e a iniciação à docência, valorizando-os ainda na condição de estudante para que possam tomar gosto pela carreira docente e, simultaneamente, fazendo-os adquirir práticas de ensino. Nesta mesma linha, vem proporcionando aos alunos do Ensino Médio a oportunidade de aprofundar os conhecimentos matemáticos e de suprir a defasagem do ensino regular de forma diferenciada, pois como se procura fazer o trabalho pedagógico de forma lúdica os alunos tem uma maior interação e acabam aprendendo mais. Neste sentido, no desenvolvimento do subprojeto, levamos em consideração a realizações de atividades que possibilita desenvolver nos alunos o gosto pela Matemática e a busca pelo conhecimento, fazendo com que eles tornem-se protagonistas da sua própria aprendizagem. Com esse objetivo desenvolvemos atividades como plantões tira-dúvidas, oficinas pedagógicas e gincana, que propõe um ensino mais dinâmico e diferenciado e que ao mesmo tempo contribui com nossa formação inicial. Essas atividades têm surtido um grande efeito para nossa formação como futuros professores e nos faz adquirir experiências que só são possíveis quando estamos praticando a ação de ensinar. Ter o contato com a relação professor/aluno e realizar atividades, como as oficinas pedagógicas e os plantões tira-dúvidas, nos permite criar e aprimorar nossa própria metodologia para quando formados sabermos lidar com os desafios de uma sala de aula. Em todas essas situações procuramos fazer com que os alunos se tornem capazes de construir o seu próprio conhecimento, evitando que se crie uma simples relação de trocas de saberes. Desse modo, o PIBID/Subprojeto de Matemática nos permite refletir sobre a nossa prática docente nos levando a vivenciar a aproximação entre a teoria que recebemos na sala de aula e a prática pedagógica do contexto escolar, na perspectiva de ampliar os conhecimentos teórico-práticos dos dois recintos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "PIBID, MATEMÁTICA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_17.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADELSON CARLOS MADRUGA"
    "autor_nome_curto" => "ADELSON MADRUGA"
    "autor_email" => "adelsoncarlos1992@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1137
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 45
    "inscrito_id" => 17
    "titulo" => "A LICENCIATURA, O ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o propósito de mostrar os resultados parciais do subprojeto PIBID de Licenciatura em Matemática da UFPB Campus IV intitulado A Licenciatura, o Ensino Médio e a formação do professor, que está sendo desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga Burity, situada na cidade de Rio Tinto/PB, visto que a dita escola necessita de ações afirmativas para a elevação da sua qualidade educacional e consequentemente o aumento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Nessas perspectivas, o subprojeto permite a integração da universidade com a escola da rede pública de ensino básico, proporcionando aos bolsistas a pesquisa em educação matemática e a iniciação à docência, valorizando-os ainda na condição de estudante para que possam tomar gosto pela carreira docente e, simultaneamente, fazendo-os adquirir práticas de ensino. Nesta mesma linha, vem proporcionando aos alunos do Ensino Médio a oportunidade de aprofundar os conhecimentos matemáticos e de suprir a defasagem do ensino regular de forma diferenciada, pois como se procura fazer o trabalho pedagógico de forma lúdica os alunos tem uma maior interação e acabam aprendendo mais. Neste sentido, no desenvolvimento do subprojeto, levamos em consideração a realizações de atividades que possibilita desenvolver nos alunos o gosto pela Matemática e a busca pelo conhecimento, fazendo com que eles tornem-se protagonistas da sua própria aprendizagem. Com esse objetivo desenvolvemos atividades como plantões tira-dúvidas, oficinas pedagógicas e gincana, que propõe um ensino mais dinâmico e diferenciado e que ao mesmo tempo contribui com nossa formação inicial. Essas atividades têm surtido um grande efeito para nossa formação como futuros professores e nos faz adquirir experiências que só são possíveis quando estamos praticando a ação de ensinar. Ter o contato com a relação professor/aluno e realizar atividades, como as oficinas pedagógicas e os plantões tira-dúvidas, nos permite criar e aprimorar nossa própria metodologia para quando formados sabermos lidar com os desafios de uma sala de aula. Em todas essas situações procuramos fazer com que os alunos se tornem capazes de construir o seu próprio conhecimento, evitando que se crie uma simples relação de trocas de saberes. Desse modo, o PIBID/Subprojeto de Matemática nos permite refletir sobre a nossa prática docente nos levando a vivenciar a aproximação entre a teoria que recebemos na sala de aula e a prática pedagógica do contexto escolar, na perspectiva de ampliar os conhecimentos teórico-práticos dos dois recintos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "PIBID, MATEMÁTICA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_17.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADELSON CARLOS MADRUGA"
    "autor_nome_curto" => "ADELSON MADRUGA"
    "autor_email" => "adelsoncarlos1992@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

O presente trabalho tem o propósito de mostrar os resultados parciais do subprojeto PIBID de Licenciatura em Matemática da UFPB Campus IV intitulado A Licenciatura, o Ensino Médio e a formação do professor, que está sendo desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga Burity, situada na cidade de Rio Tinto/PB, visto que a dita escola necessita de ações afirmativas para a elevação da sua qualidade educacional e consequentemente o aumento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Nessas perspectivas, o subprojeto permite a integração da universidade com a escola da rede pública de ensino básico, proporcionando aos bolsistas a pesquisa em educação matemática e a iniciação à docência, valorizando-os ainda na condição de estudante para que possam tomar gosto pela carreira docente e, simultaneamente, fazendo-os adquirir práticas de ensino. Nesta mesma linha, vem proporcionando aos alunos do Ensino Médio a oportunidade de aprofundar os conhecimentos matemáticos e de suprir a defasagem do ensino regular de forma diferenciada, pois como se procura fazer o trabalho pedagógico de forma lúdica os alunos tem uma maior interação e acabam aprendendo mais. Neste sentido, no desenvolvimento do subprojeto, levamos em consideração a realizações de atividades que possibilita desenvolver nos alunos o gosto pela Matemática e a busca pelo conhecimento, fazendo com que eles tornem-se protagonistas da sua própria aprendizagem. Com esse objetivo desenvolvemos atividades como plantões tira-dúvidas, oficinas pedagógicas e gincana, que propõe um ensino mais dinâmico e diferenciado e que ao mesmo tempo contribui com nossa formação inicial. Essas atividades têm surtido um grande efeito para nossa formação como futuros professores e nos faz adquirir experiências que só são possíveis quando estamos praticando a ação de ensinar. Ter o contato com a relação professor/aluno e realizar atividades, como as oficinas pedagógicas e os plantões tira-dúvidas, nos permite criar e aprimorar nossa própria metodologia para quando formados sabermos lidar com os desafios de uma sala de aula. Em todas essas situações procuramos fazer com que os alunos se tornem capazes de construir o seu próprio conhecimento, evitando que se crie uma simples relação de trocas de saberes. Desse modo, o PIBID/Subprojeto de Matemática nos permite refletir sobre a nossa prática docente nos levando a vivenciar a aproximação entre a teoria que recebemos na sala de aula e a prática pedagógica do contexto escolar, na perspectiva de ampliar os conhecimentos teórico-práticos dos dois recintos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.