INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1359 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 223 "inscrito_id" => 686 "titulo" => "INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)- GT 06Veruska Fernanda Ferreira de ALMEIDA Universidade Federal de Alagoas(veruskaldm@hotmail.com)Orientador: José da Silva BARROS(barros199@gmail.com)RESUMOEste trabalho é uma proposta de intervenção do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de matemática da UFAL- Arapiraca. Sabemos que a sociedade atual sofreu uma série de mudanças sociais, culturais e tecnológicas. A sociedade mudou e o uso das tecnologias é cada vez mais acessível e frequente a todos, por isso devemos aproveitar ao máximo esses recursos na aula, fazendo com que os alunos se interessem pela matemática utilizando o computador. Nesta nova sociedade, o objetivo da escola deixa de ser apenas o de transmissão de conhecimento e passa a ser o de ensinar o sujeito a utilizar, selecionar, organizar os conhecimentos e informações que estão no cotidiano “a escola precisa inovar para acompanhar o avanço tecnológico, cabendo à mesma preparar seus alunos dentro deste contexto, possuindo como função e objetivo educá-los para esta sociedade” (Souza, 2009). Segundo Borba e Penteado (2003) o ensino da Matemática que vinha se caracterizando pela oralidade, escrita, lápis, papel e giz passou a apresentar-se com novas abordagens e novos recursos.A escola não pode abrir mão dos novos recursos tecnológicos disponíveis e a informática na Educação Matemática não tem a função de substituir os seres humanos, mas de contribuir para organização do pensamento. O professor será o mediador entre o pensamento humano e a máquina, proporcionando condições de saber lidar com as informações, procurá-las, interpretá-las, e reconstruí-las.Metodologicamente, selecionamos softwares matemáticos para auxiliarem nas aulas. Utilizaremos softwares de geometria, álgebra, funções e softwares recreativos. Pretendemos comparar os resultados obtidos com o uso dos diferentes softwares e verificar se houve melhora na fixação do conteúdo passado em sala de aula. Até o momento utilizamos o software Winplot, que é um software para visualização de gráficos de funções. Neste momento estamos trabalhando com o 1º ano do Ensino Médio, mas no decorrer do tempo, com o avançar dos conteúdos, introduziremos os outros softwares para fixação dos mesmos. Nas intervenções que fizemos, percebemos que ao incorporar a informática como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem podemos incentivar os alunos em suas atividades em sala de aula. É uma maneira de estimular o gosto pela matemática e a assimilação dos conteúdos que os alunos demonstram dificuldades. Podemos ver que informática e educação matemática podem andar juntas não é uma substituição do professor, é um auxílio, uma maneira inovadora de trabalhar os conteúdos em sala de aula, melhorando o relacionamento entre alunos e professores e o desempenho escolar.Palavras-chaves: Educação matemática, Softwares, Tecnologia.ReferênciasBORBA, M. de C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 3. ed. 1.reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2005 – (Coleção Tendência em Educação Matemática, 2).SOUZA, J. T. de. Um estudo sobre o uso pedagógico das tecnologias em cursos de licenciatura em Matemática. Revista Paidéi@, UNIMES VIRTUAL, Volume 2, número 2, dez. 2009. Disponível em: <http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br>. Acesso em 05/06/2011." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,, SOFTWARES,, TECNOLOGIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_686.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERUSKA FERNANDA FERREIRA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "VERUSKA ALMEIDA" "autor_email" => "veruskaldm@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1359 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 223 "inscrito_id" => 686 "titulo" => "INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)- GT 06Veruska Fernanda Ferreira de ALMEIDA Universidade Federal de Alagoas(veruskaldm@hotmail.com)Orientador: José da Silva BARROS(barros199@gmail.com)RESUMOEste trabalho é uma proposta de intervenção do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de matemática da UFAL- Arapiraca. Sabemos que a sociedade atual sofreu uma série de mudanças sociais, culturais e tecnológicas. A sociedade mudou e o uso das tecnologias é cada vez mais acessível e frequente a todos, por isso devemos aproveitar ao máximo esses recursos na aula, fazendo com que os alunos se interessem pela matemática utilizando o computador. Nesta nova sociedade, o objetivo da escola deixa de ser apenas o de transmissão de conhecimento e passa a ser o de ensinar o sujeito a utilizar, selecionar, organizar os conhecimentos e informações que estão no cotidiano “a escola precisa inovar para acompanhar o avanço tecnológico, cabendo à mesma preparar seus alunos dentro deste contexto, possuindo como função e objetivo educá-los para esta sociedade” (Souza, 2009). Segundo Borba e Penteado (2003) o ensino da Matemática que vinha se caracterizando pela oralidade, escrita, lápis, papel e giz passou a apresentar-se com novas abordagens e novos recursos.A escola não pode abrir mão dos novos recursos tecnológicos disponíveis e a informática na Educação Matemática não tem a função de substituir os seres humanos, mas de contribuir para organização do pensamento. O professor será o mediador entre o pensamento humano e a máquina, proporcionando condições de saber lidar com as informações, procurá-las, interpretá-las, e reconstruí-las.Metodologicamente, selecionamos softwares matemáticos para auxiliarem nas aulas. Utilizaremos softwares de geometria, álgebra, funções e softwares recreativos. Pretendemos comparar os resultados obtidos com o uso dos diferentes softwares e verificar se houve melhora na fixação do conteúdo passado em sala de aula. Até o momento utilizamos o software Winplot, que é um software para visualização de gráficos de funções. Neste momento estamos trabalhando com o 1º ano do Ensino Médio, mas no decorrer do tempo, com o avançar dos conteúdos, introduziremos os outros softwares para fixação dos mesmos. Nas intervenções que fizemos, percebemos que ao incorporar a informática como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem podemos incentivar os alunos em suas atividades em sala de aula. É uma maneira de estimular o gosto pela matemática e a assimilação dos conteúdos que os alunos demonstram dificuldades. Podemos ver que informática e educação matemática podem andar juntas não é uma substituição do professor, é um auxílio, uma maneira inovadora de trabalhar os conteúdos em sala de aula, melhorando o relacionamento entre alunos e professores e o desempenho escolar.Palavras-chaves: Educação matemática, Softwares, Tecnologia.ReferênciasBORBA, M. de C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 3. ed. 1.reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2005 – (Coleção Tendência em Educação Matemática, 2).SOUZA, J. T. de. Um estudo sobre o uso pedagógico das tecnologias em cursos de licenciatura em Matemática. Revista Paidéi@, UNIMES VIRTUAL, Volume 2, número 2, dez. 2009. Disponível em: <http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br>. Acesso em 05/06/2011." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,, SOFTWARES,, TECNOLOGIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_686.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERUSKA FERNANDA FERREIRA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "VERUSKA ALMEIDA" "autor_email" => "veruskaldm@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }