INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)- GT 06Veruska Fernanda Ferreira de ALMEIDA Universidade Federal de Alagoas(veruskaldm@hotmail.com)Orientador: José da Silva BARROS(barros199@gmail.com)RESUMOEste trabalho é uma proposta de intervenção do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de matemática da UFAL- Arapiraca. Sabemos que a sociedade atual sofreu uma série de mudanças sociais, culturais e tecnológicas. A sociedade mudou e o uso das tecnologias é cada vez mais acessível e frequente a todos, por isso devemos aproveitar ao máximo esses recursos na aula, fazendo com que os alunos se interessem pela matemática utilizando o computador. Nesta nova sociedade, o objetivo da escola deixa de ser apenas o de transmissão de conhecimento e passa a ser o de ensinar o sujeito a utilizar, selecionar, organizar os conhecimentos e informações que estão no cotidiano “a escola precisa inovar para acompanhar o avanço tecnológico, cabendo à mesma preparar seus alunos dentro deste contexto, possuindo como função e objetivo educá-los para esta sociedade” (Souza, 2009). Segundo Borba e Penteado (2003) o ensino da Matemática que vinha se caracterizando pela oralidade, escrita, lápis, papel e giz passou a apresentar-se com novas abordagens e novos recursos.A escola não pode abrir mão dos novos recursos tecnológicos disponíveis e a informática na Educação Matemática não tem a função de substituir os seres humanos, mas de contribuir para organização do pensamento. O professor será o mediador entre o pensamento humano e a máquina, proporcionando condições de saber lidar com as informações, procurá-las, interpretá-las, e reconstruí-las.Metodologicamente, selecionamos softwares matemáticos para auxiliarem nas aulas. Utilizaremos softwares de geometria, álgebra, funções e softwares recreativos. Pretendemos comparar os resultados obtidos com o uso dos diferentes softwares e verificar se houve melhora na fixação do conteúdo passado em sala de aula. Até o momento utilizamos o software Winplot, que é um software para visualização de gráficos de funções. Neste momento estamos trabalhando com o 1º ano do Ensino Médio, mas no decorrer do tempo, com o avançar dos conteúdos, introduziremos os outros softwares para fixação dos mesmos. Nas intervenções que fizemos, percebemos que ao incorporar a informática como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem podemos incentivar os alunos em suas atividades em sala de aula. É uma maneira de estimular o gosto pela matemática e a assimilação dos conteúdos que os alunos demonstram dificuldades. Podemos ver que informática e educação matemática podem andar juntas não é uma substituição do professor, é um auxílio, uma maneira inovadora de trabalhar os conteúdos em sala de aula, melhorando o relacionamento entre alunos e professores e o desempenho escolar.Palavras-chaves: Educação matemática, Softwares, Tecnologia.ReferênciasBORBA, M. de C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 3. ed. 1.reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2005 – (Coleção Tendência em Educação Matemática, 2).SOUZA, J. T. de. Um estudo sobre o uso pedagógico das tecnologias em cursos de licenciatura em Matemática. Revista Paidéi@, UNIMES VIRTUAL, Volume 2, número 2, dez. 2009. Disponível em: <http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br>. Acesso em 05/06/2011.