Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

APRENDENDO MATEMÁTICA A PARTIR DE JOGOS DIGITAIS

Palavra-chaves: JOGOS DIGITAIS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, JOGOS MATEMÁTICOS Pôster (PO) 06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)
"2012-11-23 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1245
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 203
    "inscrito_id" => 580
    "titulo" => "APRENDENDO MATEMÁTICA A PARTIR DE JOGOS DIGITAIS"
    "resumo" => "A proposta aqui apresentada é a de um relato sobre a execução de jogos (digitais) no processo de ensino-aprendizagem da matemática. Apresentaremos e discutiremos atividades que foram exploradas com o uso desse recurso, abordando a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto da Educação Matemática, a partir da exploração de Jogos Digitais nas aulas de Matemática. Apontaremos a contribuição desse recurso digital como recurso didático aliado a estratégias pedagógicas que venham dinamizar o processo de ensino e potencializem a aprendizagem, visto que a maioria das escolas possuem laboratórios de informática que, muitas vezes, são pouco utilizados, principalmente no que se refere ao uso das ferramentas digitais como recurso didático para o ensino dos conteúdos específicos dos componentes curriculares. O aprender com ferramentas tradicionais está se tornando cada vez mais “arcaico” na forma de buscar o incentivo para alunos que tanto evoluiu sua forma de pensar, assim tornou-se indispensável o uso de tecnologias para o auxilio do ensino. A importância dos jogos na Educação Matemática vem sendo questionada há algum tempo, porém, muitos educadores ainda desconhecem a eficácia desse recurso na sala de aula. A diversidade de situações que os jogos digitais proporcionam, favorece o avanço do conhecimento dos educandos perante situações-problema, propiciando a aquisição de muitas habilidades que ajudará muito na formação do individuo. O uso de jogos digitais como suporte no ensino da matemática é útil em todos os níveis de ensino, com jogos matemáticos auxiliando o educador, torna-se uma ferramenta produtiva e facilitadora na aprendizagem de conceito e estruturas curriculares, além de se fazer produtivo ao aluno, desenvolvendo o raciocínio logico e a capacidade de resolver situações – problemas. Assim o conteúdo matemático que antes era cansativo se transformará atrativo e desafiador quando esses conceitos são aplicados através de um jogo digital, no entanto os jogos digitais devem ser nítidos e a atividade desafiadora para o educando. A experiência foi vivenciada através do projeto PIBID – UFERSA, em uma escola de ensino fundamental na cidade de Mossoró – RN, o projeto é constituído a partir do ensino da matemática através de jogos digitais como uma ferramenta para uma melhor absolvição do conteúdo lecionado em sala de aula, fazendo com que o aluno desenvolva e adquira uma melhor visão com a matemática. Os jogos foram aplicados com a supervisão de dois pibidianos e o professor de matemática, de acordo com o conteúdo que os alunos estavam estudando. Durante esse período, foi observado que o uso de jogos digitais pode se tornar uma poderosa ferramenta no ensino da matemática, desde que seja utilizada com fins educacionais, desenvolvendo o pensamento lógico, curiosidade, criatividade, e habilidades como a comunicabilidade e interação social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIGITAIS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, JOGOS MATEMÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_580.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÈ GENILSON DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "GENILSON COSTA"
    "autor_email" => "genilson.ce.rn@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFERSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1245
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 203
    "inscrito_id" => 580
    "titulo" => "APRENDENDO MATEMÁTICA A PARTIR DE JOGOS DIGITAIS"
    "resumo" => "A proposta aqui apresentada é a de um relato sobre a execução de jogos (digitais) no processo de ensino-aprendizagem da matemática. Apresentaremos e discutiremos atividades que foram exploradas com o uso desse recurso, abordando a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto da Educação Matemática, a partir da exploração de Jogos Digitais nas aulas de Matemática. Apontaremos a contribuição desse recurso digital como recurso didático aliado a estratégias pedagógicas que venham dinamizar o processo de ensino e potencializem a aprendizagem, visto que a maioria das escolas possuem laboratórios de informática que, muitas vezes, são pouco utilizados, principalmente no que se refere ao uso das ferramentas digitais como recurso didático para o ensino dos conteúdos específicos dos componentes curriculares. O aprender com ferramentas tradicionais está se tornando cada vez mais “arcaico” na forma de buscar o incentivo para alunos que tanto evoluiu sua forma de pensar, assim tornou-se indispensável o uso de tecnologias para o auxilio do ensino. A importância dos jogos na Educação Matemática vem sendo questionada há algum tempo, porém, muitos educadores ainda desconhecem a eficácia desse recurso na sala de aula. A diversidade de situações que os jogos digitais proporcionam, favorece o avanço do conhecimento dos educandos perante situações-problema, propiciando a aquisição de muitas habilidades que ajudará muito na formação do individuo. O uso de jogos digitais como suporte no ensino da matemática é útil em todos os níveis de ensino, com jogos matemáticos auxiliando o educador, torna-se uma ferramenta produtiva e facilitadora na aprendizagem de conceito e estruturas curriculares, além de se fazer produtivo ao aluno, desenvolvendo o raciocínio logico e a capacidade de resolver situações – problemas. Assim o conteúdo matemático que antes era cansativo se transformará atrativo e desafiador quando esses conceitos são aplicados através de um jogo digital, no entanto os jogos digitais devem ser nítidos e a atividade desafiadora para o educando. A experiência foi vivenciada através do projeto PIBID – UFERSA, em uma escola de ensino fundamental na cidade de Mossoró – RN, o projeto é constituído a partir do ensino da matemática através de jogos digitais como uma ferramenta para uma melhor absolvição do conteúdo lecionado em sala de aula, fazendo com que o aluno desenvolva e adquira uma melhor visão com a matemática. Os jogos foram aplicados com a supervisão de dois pibidianos e o professor de matemática, de acordo com o conteúdo que os alunos estavam estudando. Durante esse período, foi observado que o uso de jogos digitais pode se tornar uma poderosa ferramenta no ensino da matemática, desde que seja utilizada com fins educacionais, desenvolvendo o pensamento lógico, curiosidade, criatividade, e habilidades como a comunicabilidade e interação social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIGITAIS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, JOGOS MATEMÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_580.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÈ GENILSON DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "GENILSON COSTA"
    "autor_email" => "genilson.ce.rn@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFERSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

A proposta aqui apresentada é a de um relato sobre a execução de jogos (digitais) no processo de ensino-aprendizagem da matemática. Apresentaremos e discutiremos atividades que foram exploradas com o uso desse recurso, abordando a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto da Educação Matemática, a partir da exploração de Jogos Digitais nas aulas de Matemática. Apontaremos a contribuição desse recurso digital como recurso didático aliado a estratégias pedagógicas que venham dinamizar o processo de ensino e potencializem a aprendizagem, visto que a maioria das escolas possuem laboratórios de informática que, muitas vezes, são pouco utilizados, principalmente no que se refere ao uso das ferramentas digitais como recurso didático para o ensino dos conteúdos específicos dos componentes curriculares. O aprender com ferramentas tradicionais está se tornando cada vez mais “arcaico” na forma de buscar o incentivo para alunos que tanto evoluiu sua forma de pensar, assim tornou-se indispensável o uso de tecnologias para o auxilio do ensino. A importância dos jogos na Educação Matemática vem sendo questionada há algum tempo, porém, muitos educadores ainda desconhecem a eficácia desse recurso na sala de aula. A diversidade de situações que os jogos digitais proporcionam, favorece o avanço do conhecimento dos educandos perante situações-problema, propiciando a aquisição de muitas habilidades que ajudará muito na formação do individuo. O uso de jogos digitais como suporte no ensino da matemática é útil em todos os níveis de ensino, com jogos matemáticos auxiliando o educador, torna-se uma ferramenta produtiva e facilitadora na aprendizagem de conceito e estruturas curriculares, além de se fazer produtivo ao aluno, desenvolvendo o raciocínio logico e a capacidade de resolver situações – problemas. Assim o conteúdo matemático que antes era cansativo se transformará atrativo e desafiador quando esses conceitos são aplicados através de um jogo digital, no entanto os jogos digitais devem ser nítidos e a atividade desafiadora para o educando. A experiência foi vivenciada através do projeto PIBID – UFERSA, em uma escola de ensino fundamental na cidade de Mossoró – RN, o projeto é constituído a partir do ensino da matemática através de jogos digitais como uma ferramenta para uma melhor absolvição do conteúdo lecionado em sala de aula, fazendo com que o aluno desenvolva e adquira uma melhor visão com a matemática. Os jogos foram aplicados com a supervisão de dois pibidianos e o professor de matemática, de acordo com o conteúdo que os alunos estavam estudando. Durante esse período, foi observado que o uso de jogos digitais pode se tornar uma poderosa ferramenta no ensino da matemática, desde que seja utilizada com fins educacionais, desenvolvendo o pensamento lógico, curiosidade, criatividade, e habilidades como a comunicabilidade e interação social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.