Este artigo aborda sobre os resultados de uma pesquisa de mestrado, concluída, que objetivou investigar, aplicar e analisar uma intervenção didática no ensino da Geometria utilizando a modelagem matemática como ambiente de aprendizagem para superar as dificuldades apresentadas por alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental, em relação ao domínio de conteúdos geométricos, falta de hábitos de estudo, da realização de pesquisas e trabalhos em grupos. Para isso, foi elaborada e aplicada uma Proposta Didática envolvendo atividades interativas que levaram os alunos à construção de plantas baixas e de maquetes referentes a duas salas de aulas (7º Ano E e 7º Ano F). Esta pesquisa apresenta-se como um estudo de caso realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Damião, localizada na cidade de Lagoa Seca – Paraíba. A coleta de dados se deu em seis Momentos e a técnica da Triangulação foi utilizada em toda a análise. Como resultados, a pesquisa explicitou os conhecimentos prévios e explorados dos alunos bem como mostrou a adequação da Proposta Didática.