TEIXEIRA, Manoel Lima Cruz. Ateliê de matemática: arte e currículo. Anais VII EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/1276>. Acesso em: 23/12/2024 07:21
O objetivo central deste trabalho é explorar estratégias de conhecimento e interação das artes com o currículo no Ateliê de Matemática. As artes, as línguas, enfim, as culturas se colocam como possibilidade de proceder a mudanças. As licenciaturas mudam, o currículo torna-se diversificado e articulado. Usamos como base metodológica o lúdico, o jogo, a resolução de problemas e o Ateliê de Matemática. As modalidades de pesquisas são a histórica dialética e pesquisa ação. As artes que foram produzidas no Ateliê, durante 15 anos, nas disciplinas do curso de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a publicação do catálogo “Matemática e os caminhos das artes” e o livro “Alfabetização matemática” foram alguns resul¬tados obtidos.