ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA E REPRESENTAÇÃO NUMÉRICA NOS ANOS INICIAIS ATRAVÉS DO JOGO EDUCATIVO SOLETRANDO NUMÉRICO.
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Para tal, um recurso que deve ser utilizado é o jogo, um objeto sociocultural facilitador de processos psicológicos básicos. Por isso foi criado nas aulas do curso de Licenciatura em Pedagogia e nas atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, o jogo educativo Soletrando Numérico, a fim de trabalhar os conceitos de escrita e representação numérica com os 25 alunos do 1° ciclo da Escola Municipal da Guabiraba, no Recife. A utilização do jogo com esses alunos objetiva que os mesmos possam desenvolver um dos objetivos de matemática para o 1° ciclo que compreende em “interpretar e produzir escrita numérica, levando hipóteses sobre elas, com base na observação de regularidades, utilizando-se da linguagem oral, de registros informais e da linguagem matemática” (PCN – 1997). 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