Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

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O ÁBACO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA (RES) SIGNIFICADORA DA PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, OPERAÇÕES CONVENCIONAIS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA. Comunicação Científica (CC) 09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF) Publicado em 24 de novembro de 2012

Resumo

Neste artigo apresentamos um recorte de um estudo de mestrado realizado com professoras dos anos iniciais da Educação Básica, cujo objetivo foi mobilizar os conhecimentos a respeito das operações convencionais e investigando como estes conhecimentos eram ensinados aos alunos. O estudo tem o caráter de pesquisa-ação diante da preocupação em conhecer a realidade e fazer uma intervenção. Também, fizemos uso da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau (1996) para elaborar e aplicar a sequência didática. A sequência didática foi aplicada por meio de um minicurso com o objetivo de conduzir as professoras a refletir sobre sua prática docente ao ensinar as operações convencionais utilizando como ferramenta pedagógica, o ábaco. Uma vez constatado que o ensino das operações convencionais pelas professoras se dava mediante o processo de aquisição deste conhecimento na época da formação escolar, o minicurso levou as professoras a analisar a sua prática docente.

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