O presente trabalho vem apresentar, de uma forma sucinta, as metas e os primeiros passos realizados no projeto de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, intitulado “O Ensino de Geometria na Educação Básica: concepções, tendências e ações formativas”, com inicio no mês de agosto de 2012 e conclusão para julho de 2013. Tendo como objetivo geral investigar as concepções dos professores de Matemática da Educação Básica acerca do Ensino da Geometria, bem como desenvolver, aplicar e avaliar atividades e sequências didáticas que utilizem recursos didático-pedagógico para o ensino de conceitos geométricos. O projeto atualmente vem sendo desenvolvido na cidade de Rio Tinto/PB, e seus primeiros passos são as discussões e reflexões de textos dentro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GEPEM/CAMPUS IV. As primeiras leituras realizadas, como elementos para reflexões teórico–metodológicas sobre o Ensino da Geometria, foram com o intuito de compreendermos como ocorreu todo o processo histórico-social-cultural acerca do ensino de Geometria no Brasil, desde o início do século XX até os dias atuais. Tomamos por base alguns autores de grande importância no núcleo desta discussão, tais como: Lorenzato (1995), Pavanello (1993), Miguel, Fiorentini e Miorim (1992), entre outros, levando-se em consideração que todos esses trabalhos foram divulgados justamente no ápice da discussão acerca das causas do abandono do ensino da Geometria, e seu resgate nas salas de aula. Com base nas leituras e nas discussões ocorridas no GEPEM, o que mais tem sido ressaltado durante nossos encontros são os reflexos do abandono do ensino da Geometria nas salas de aula. Para uma melhor compreensão do assunto foi realizada uma breve retrospectiva na história do ensino da Matemática e da situação sociopolítica da educação no Brasil, onde foram encontrados diversos pontos que poderiam ser indicados como fatores responsáveis por tal evasão do Ensino da Geometria na Matemática. O embasamento teórico e as demais discussões reflexivas no âmbito da Educação Matemática e do abandono do ensino da Geometria, realizadas como ações iniciais do projeto PIBIC, têm como finalidade sensibilizar todos os envolvidos para a situação do ensino-aprendizagem da Geometria, em que se encontra atualmente. O Movimento da Matemática Moderna – MMM, a má formação de professores de Matemática e a forma com que os livros didáticos abordam os conteúdos geométricos, são alguns dos aspectos considerados responsáveis por causar essas modificações que deram inicio ao abandono da Geometria em nossos currículos de ensino. Após a etapa de estudos e pesquisas de natureza bibliográfica, debatida entre os colegas, o projeto tem como metas a serem atingidas: a realização de entrevistas e aplicação de questionários aos professores de Matemática da educação básica de Rio Tinto/PB, com o intuito de investigar as concepções acerca do Ensino da Geometria; a elaboração e o desenvolvimento de atividades e sequências didáticas para o ensino de conceitos geométricos, por meio da realização de oficinas pedagógicas; a avaliação das atividades propostas, e acompanhamento nas escolas; e a participação em eventos científicos. Permanecemos em constantes leituras e discussões, e avançaremos para a etapa de aplicação do questionário e realização de entrevistas.