No Ensino da Matemática, na maioria das vezes, os alunos apresentam inúmeras dificuldades de aprendizagem e desinteresse pela disciplina, em decorrência, sobretudo, pela mecanização matemática. No entanto, os jogos matemáticos estabelecem um significativo instrumento no processo de ensino e aprendizagem, pois além de despertar o interesse pelas aulas, favorece a prática de ensino do docente, pelo seu papel de suporte didático e metodológico. Diante deste contexto, realizamos uma oficina sobre jogos matemáticos aos alunos que participam do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), no município de São João do Rio do Peixe – Paraíba, objetivando trabalhar conteúdos escolares de Matemática a partir de jogos, com o intuito de introduzir uma mudança metodológica, favorecendo o “intercâmbio” entre o professor e os educandos, incentivando a reflexão pelos estudantes, alcançando, desta forma, uma efetiva aprendizagem. Nesta oficina, utilizamos jogos matemáticos de fácil construção e aquisição, sobretudo, de simples aplicabilidade. Durante a atividade, juntamente com os estudantes, confeccionamos alguns jogos matemáticos e discutimos os conteúdos envolvidos nos jogos. Assim, ficou evidente que houve uma aprendizagem mais significativa, o que comprova que as atividades lúdicas constituem um importante meio de tornar a Matemática uma disciplina mais dinâmica e atraente. Neste sentido, o professor de Matemática precisa desenvolver estas atividades, onde o conhecimento matemático esteja associado a valores e atitudes sociais, pois o educando reproduz nos jogos situações vivenciadas no cotidiano. A oficina foi aplicada com a participação efetiva dos alunos, e, conseguimos obter resultados enriquecedores, onde as crianças e adolescentes vinculados ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil tiveram a oportunidade de questionar, raciocinar, aprender e perder o medo de errar.