Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

CONHECENDO OS NÚMEROS COMPLEXOS E ANALISANDO A SUA FORMA DE INSERÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: NÚMEROS COMPLEXOS, LIVRO DIDÁTICO, EPISTEMOLOGIA. Comunicação Científica (CC) 10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1326
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 80
    "inscrito_id" => 529
    "titulo" => "CONHECENDO OS NÚMEROS COMPLEXOS E ANALISANDO A SUA FORMA DE INSERÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Neste trabalho faremos uma apresentação dos Números Complexos e um estudo epistemológico do mesmos, além de analisarmos a forma como este conteúdo está inserido nos livros didáticos de Matemática. Para tal, analisamos livros do 3º ano do Ensino Médio, publicados entre 2002 e 2005. A nossa pesquisa têm em seu referencial teórico as orientações dadas pelo PCNEM e OCN, além de textos sobre a história dos Números Complexos, evolução do conceito de número e contribuições adquiridas em reflexões na sala de aula. Nosso estudo revela que os Números Complexos devem ser vistos não apenas como necessidade para se resolver equações do 3º grau, mas também os mesmos devem ser reconhecidos como necessários à resolução de outras questões presentes no cotidiano dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "NÚMEROS COMPLEXOS, LIVRO DIDÁTICO, EPISTEMOLOGIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_529.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL PRISCILA IBIAPINO"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => "kelzinha_priscila@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1326
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 80
    "inscrito_id" => 529
    "titulo" => "CONHECENDO OS NÚMEROS COMPLEXOS E ANALISANDO A SUA FORMA DE INSERÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Neste trabalho faremos uma apresentação dos Números Complexos e um estudo epistemológico do mesmos, além de analisarmos a forma como este conteúdo está inserido nos livros didáticos de Matemática. Para tal, analisamos livros do 3º ano do Ensino Médio, publicados entre 2002 e 2005. A nossa pesquisa têm em seu referencial teórico as orientações dadas pelo PCNEM e OCN, além de textos sobre a história dos Números Complexos, evolução do conceito de número e contribuições adquiridas em reflexões na sala de aula. Nosso estudo revela que os Números Complexos devem ser vistos não apenas como necessidade para se resolver equações do 3º grau, mas também os mesmos devem ser reconhecidos como necessários à resolução de outras questões presentes no cotidiano dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "NÚMEROS COMPLEXOS, LIVRO DIDÁTICO, EPISTEMOLOGIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_529.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL PRISCILA IBIAPINO"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => "kelzinha_priscila@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Neste trabalho faremos uma apresentação dos Números Complexos e um estudo epistemológico do mesmos, além de analisarmos a forma como este conteúdo está inserido nos livros didáticos de Matemática. Para tal, analisamos livros do 3º ano do Ensino Médio, publicados entre 2002 e 2005. A nossa pesquisa têm em seu referencial teórico as orientações dadas pelo PCNEM e OCN, além de textos sobre a história dos Números Complexos, evolução do conceito de número e contribuições adquiridas em reflexões na sala de aula. Nosso estudo revela que os Números Complexos devem ser vistos não apenas como necessidade para se resolver equações do 3º grau, mas também os mesmos devem ser reconhecidos como necessários à resolução de outras questões presentes no cotidiano dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.