Artigo Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola

ANAIS de Evento

ISBN: 9786552220431

VIOLÊNCIA AUTOINFLIGIDA: REFLEXÕES E APRENDIZADOS ENTRE ADOLESCENTES

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Publicado em 22 de julho de 2025

Resumo

Introdução: A violência autoinfligida envolve comportamentos intencionais de causar dano a si mesmo, como automutilações e tentativas de suicídio, sendo uma expressão de sofrimento psíquico muitas vezes silenciosa. Esse fenômeno tem crescido entre adolescentes e representa uma relevante preocupação de saúde pública. Nesse contexto, a enfermagem exerce papel essencial na promoção da saúde mental por meio de ações educativas que favoreçam a escuta, a reflexão e a autonomia. Objetivo: Descrever uma intervenção educativa voltada à prevenção da violência autoinfligida no ambiente escolar, promovida por estudantes e profissionais de enfermagem do projeto de extensão “Violência NÃO: discutindo a prevenção da violência em adolescentes escolares”, realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Senador João Cleofas de Oliveira, em Vitória de Santo Antão–PE, no dia 30 de novembro de 2023, com a turma do 1º ano D.Metodologia: A atividade teve como objetivo conscientizar sobre comportamentos autoagressivos, utilizando metodologias ativas. Inicialmente, foi apresentada a proposta e realizada uma dinâmica em grupo com perguntas de “sim” ou “não”, visando mapear o conhecimento prévio e engajar os participantes. Em seguida, conduziu-se uma roda de conversa que possibilitou a troca de percepções, relatos e dúvidas, abordando aspectos emocionais, sociais e comportamentais da temática. Durante a discussão, destacou-se a importância de reconhecer sinais de sofrimento, buscar apoio e fortalecer redes de suporte. A avaliação foi positiva, com participação ativa, escuta atenta e relatos significativos dos alunos. Registros fotográficos documentaram o engajamento e integração entre estudantes e extensionistas. Conclusão: Conclui-se que práticas educativas em saúde com a utilização de metodologias ativas viabilizam condutas adequadas, além de possibilitar a abordagem de temas sensíveis com públicos vulneráveis,ao promover o autocuidado e fortalecer a saúde mental no ambiente escolar.

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