TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA PROMOÇÃO À SAÚDE DE ADOLESCENTES ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121941 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 112 "inscrito_id" => 275 "titulo" => "TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA PROMOÇÃO À SAÚDE DE ADOLESCENTES ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Introdução: A educação em saúde no ambiente escolar é uma estratégia que incentiva a construção do pensamento crítico-reflexivo de jovens. Dada a importância desse processo, é necessário que a interação entre profissionais e escolares ocorra de forma lúdica e interativa, utilizando tecnologias educacionais como ferramentas de metodologias ativas. Objetivo: Analisar o uso de tecnologias educacionais como ferramentas de educação em saúde. Métodos: Relato de experiência de graduandas de Enfermagem no uso de metodologias ativas com escolares, em intervenções promovidas pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Tecnologias em Saúde. Resultados: O uso de vídeos educativos, jogos interativos e apresentações digitais contribuiu significativamente para o engajamento dos escolares. As intervenções abordaram temas como primeiros socorros, bullying, cyberbullying e projeto de vida. O uso de tecnologias educacionais mostrou-se fundamental por se aproximar da realidade dos jovens, já inseridos em um contexto digital. Essas ferramentas favorecem a aprendizagem significativa ao despertar o interesse, ampliar as possibilidades de interação e adaptar os conteúdos à linguagem e ao ritmo dos estudantes. Além disso, tornam o ensino mais inclusivo, acessível e atrativo, colaborando para a construção do conhecimento de forma colaborativa, contextualizada e eficaz. As atividades promoveram a troca de saberes entre graduandos e escolares, favorecendo a comunicação em saúde e a integração com a comunidade. Conclusão: O ambiente escolar é propício à aplicação de metodologias ativas, pois os jovens estão constantemente envolvidos com tecnologias e necessitam de dinâmicas lúdicas e criativas para manter a atenção. As ferramentas tecnológicas demonstram-se estratégias eficazes no processo de aprendizagem e promoção da saúde. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: A experiência reforça o papel do enfermeiro como educador, ao ampliar as possibilidades de atuação em contextos escolares. Também fortalece a formação crítica dos estudantes, ao estimular habilidades como comunicação, criatividade, liderança e trabalho em equipe." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID275_TB112_22042025120703.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA SIQUEIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "MILENA" "autor_email" => "milena.siqueiras@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121941 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 112 "inscrito_id" => 275 "titulo" => "TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA PROMOÇÃO À SAÚDE DE ADOLESCENTES ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Introdução: A educação em saúde no ambiente escolar é uma estratégia que incentiva a construção do pensamento crítico-reflexivo de jovens. Dada a importância desse processo, é necessário que a interação entre profissionais e escolares ocorra de forma lúdica e interativa, utilizando tecnologias educacionais como ferramentas de metodologias ativas. Objetivo: Analisar o uso de tecnologias educacionais como ferramentas de educação em saúde. Métodos: Relato de experiência de graduandas de Enfermagem no uso de metodologias ativas com escolares, em intervenções promovidas pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Tecnologias em Saúde. Resultados: O uso de vídeos educativos, jogos interativos e apresentações digitais contribuiu significativamente para o engajamento dos escolares. As intervenções abordaram temas como primeiros socorros, bullying, cyberbullying e projeto de vida. O uso de tecnologias educacionais mostrou-se fundamental por se aproximar da realidade dos jovens, já inseridos em um contexto digital. Essas ferramentas favorecem a aprendizagem significativa ao despertar o interesse, ampliar as possibilidades de interação e adaptar os conteúdos à linguagem e ao ritmo dos estudantes. Além disso, tornam o ensino mais inclusivo, acessível e atrativo, colaborando para a construção do conhecimento de forma colaborativa, contextualizada e eficaz. As atividades promoveram a troca de saberes entre graduandos e escolares, favorecendo a comunicação em saúde e a integração com a comunidade. Conclusão: O ambiente escolar é propício à aplicação de metodologias ativas, pois os jovens estão constantemente envolvidos com tecnologias e necessitam de dinâmicas lúdicas e criativas para manter a atenção. As ferramentas tecnológicas demonstram-se estratégias eficazes no processo de aprendizagem e promoção da saúde. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: A experiência reforça o papel do enfermeiro como educador, ao ampliar as possibilidades de atuação em contextos escolares. Também fortalece a formação crítica dos estudantes, ao estimular habilidades como comunicação, criatividade, liderança e trabalho em equipe." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID275_TB112_22042025120703.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA SIQUEIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "MILENA" "autor_email" => "milena.siqueiras@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }