Artigo Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola

ANAIS de Evento

ISBN: 9786552220431

COMITÊ DE ESPECIALISTAS RESPONSÁVEIS PELA VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DA ESCALA DE RESILIÊNCIA DO ADOLESCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121948
    "edicao_id" => 402
    "trabalho_id" => 120
    "inscrito_id" => 100
    "titulo" => "COMITÊ DE ESPECIALISTAS RESPONSÁVEIS PELA VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DA ESCALA DE RESILIÊNCIA DO ADOLESCENTE"
    "resumo" => "Introdução: A resiliência é a capacidade de cada indivíduo resistir ou se adaptar às adversidades da vida. A escola é promotora de um ambiente seguro e saudável para que a resiliência possa ser desenvolvida nos adolescentes. Com isso, emerge a necessidade de consolidar um instrumento confiável, por meio da validação de conteúdo realizado por especialistas, a fim de produzir um instrumento consistente para mensurar a resiliência em escolares. Objetivo: Caracterizar comitê de especialistas responsáveis pela validação de conteúdo da Escala de Resiliência do Adolescente (Adolescent Resilience Scale- ARS). Métodos: Estudo de validação de conteúdo por meio das equivalências conceitual/itens, semântica, idiomática e cultural da ARS com especialistas interdisciplinares realizado no período de julho-agosto de 2023 de forma virtual através de questionário via google forms. Os especialistas participantes foram selecionados a partir da Plataforma Lattes por meio dos descritores “Resiliência”, “Adolescentes” e “Escalas”, após isso, a amostra selecionada foi do tipo bola de neve. Foram selecionados os especialistas que atingiram pelo menos dois dos resquisitos de Jasper (1994). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Pernambuco sob n° 5.987.125. Resultados: Foram enviados 41 convites, porém apenas 20 especialistas enviaram os questionários respondidos. Na caracterização dos participantes, verificou-se que a faixa etária variou de 27 a 66 anos, com uma média de 41,3 anos. Dos especialistas participantes 14 eram mulheres, 13 eram enfermeiros, 10 eram doutores, 12 atuavam em Pernambuco e pesquisavam sobre resiliência, adolescentes e adaptação transcultural de instrumentos. Conclusão: O envolvimento de especialistas é fundamental para legitimar os itens da ARS, reconhecer a qualidade deste instrumento e planejar ações de educação em saúde em articulação ao Programa Saúde na Escola. Contribuições/implicações para a Saúde: A validação desta escala favorece o desenvolvimento de ações educativas direcionadas para promoção da resiliência e da saúde mental dos escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID100_TB120_22042025152654.pdf"
    "created_at" => "2025-07-16 08:43:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA MARIA SANTANA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA"
    "autor_email" => "debora.mssilva@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola"
    "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_ano" => 2027
    "edicao_pasta" => "anais/seses/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png"
    "data_publicacao" => "2025-07-22"
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56"
    "publicacao_id" => 125
    "publicacao_nome" => "Revista SESES"
    "publicacao_codigo" => "9786552220431"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121948
    "edicao_id" => 402
    "trabalho_id" => 120
    "inscrito_id" => 100
    "titulo" => "COMITÊ DE ESPECIALISTAS RESPONSÁVEIS PELA VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DA ESCALA DE RESILIÊNCIA DO ADOLESCENTE"
    "resumo" => "Introdução: A resiliência é a capacidade de cada indivíduo resistir ou se adaptar às adversidades da vida. A escola é promotora de um ambiente seguro e saudável para que a resiliência possa ser desenvolvida nos adolescentes. Com isso, emerge a necessidade de consolidar um instrumento confiável, por meio da validação de conteúdo realizado por especialistas, a fim de produzir um instrumento consistente para mensurar a resiliência em escolares. Objetivo: Caracterizar comitê de especialistas responsáveis pela validação de conteúdo da Escala de Resiliência do Adolescente (Adolescent Resilience Scale- ARS). Métodos: Estudo de validação de conteúdo por meio das equivalências conceitual/itens, semântica, idiomática e cultural da ARS com especialistas interdisciplinares realizado no período de julho-agosto de 2023 de forma virtual através de questionário via google forms. Os especialistas participantes foram selecionados a partir da Plataforma Lattes por meio dos descritores “Resiliência”, “Adolescentes” e “Escalas”, após isso, a amostra selecionada foi do tipo bola de neve. Foram selecionados os especialistas que atingiram pelo menos dois dos resquisitos de Jasper (1994). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Pernambuco sob n° 5.987.125. Resultados: Foram enviados 41 convites, porém apenas 20 especialistas enviaram os questionários respondidos. Na caracterização dos participantes, verificou-se que a faixa etária variou de 27 a 66 anos, com uma média de 41,3 anos. Dos especialistas participantes 14 eram mulheres, 13 eram enfermeiros, 10 eram doutores, 12 atuavam em Pernambuco e pesquisavam sobre resiliência, adolescentes e adaptação transcultural de instrumentos. Conclusão: O envolvimento de especialistas é fundamental para legitimar os itens da ARS, reconhecer a qualidade deste instrumento e planejar ações de educação em saúde em articulação ao Programa Saúde na Escola. Contribuições/implicações para a Saúde: A validação desta escala favorece o desenvolvimento de ações educativas direcionadas para promoção da resiliência e da saúde mental dos escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID100_TB120_22042025152654.pdf"
    "created_at" => "2025-07-16 08:43:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA MARIA SANTANA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA"
    "autor_email" => "debora.mssilva@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola"
    "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_ano" => 2027
    "edicao_pasta" => "anais/seses/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png"
    "data_publicacao" => "2025-07-22"
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56"
    "publicacao_id" => 125
    "publicacao_nome" => "Revista SESES"
    "publicacao_codigo" => "9786552220431"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de julho de 2025

Resumo

Introdução: A resiliência é a capacidade de cada indivíduo resistir ou se adaptar às adversidades da vida. A escola é promotora de um ambiente seguro e saudável para que a resiliência possa ser desenvolvida nos adolescentes. Com isso, emerge a necessidade de consolidar um instrumento confiável, por meio da validação de conteúdo realizado por especialistas, a fim de produzir um instrumento consistente para mensurar a resiliência em escolares. Objetivo: Caracterizar comitê de especialistas responsáveis pela validação de conteúdo da Escala de Resiliência do Adolescente (Adolescent Resilience Scale- ARS). Métodos: Estudo de validação de conteúdo por meio das equivalências conceitual/itens, semântica, idiomática e cultural da ARS com especialistas interdisciplinares realizado no período de julho-agosto de 2023 de forma virtual através de questionário via google forms. Os especialistas participantes foram selecionados a partir da Plataforma Lattes por meio dos descritores “Resiliência”, “Adolescentes” e “Escalas”, após isso, a amostra selecionada foi do tipo bola de neve. Foram selecionados os especialistas que atingiram pelo menos dois dos resquisitos de Jasper (1994). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Pernambuco sob n° 5.987.125. Resultados: Foram enviados 41 convites, porém apenas 20 especialistas enviaram os questionários respondidos. Na caracterização dos participantes, verificou-se que a faixa etária variou de 27 a 66 anos, com uma média de 41,3 anos. Dos especialistas participantes 14 eram mulheres, 13 eram enfermeiros, 10 eram doutores, 12 atuavam em Pernambuco e pesquisavam sobre resiliência, adolescentes e adaptação transcultural de instrumentos. Conclusão: O envolvimento de especialistas é fundamental para legitimar os itens da ARS, reconhecer a qualidade deste instrumento e planejar ações de educação em saúde em articulação ao Programa Saúde na Escola. Contribuições/implicações para a Saúde: A validação desta escala favorece o desenvolvimento de ações educativas direcionadas para promoção da resiliência e da saúde mental dos escolares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.