COMITÊ DE ESPECIALISTAS RESPONSÁVEIS PELA VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DA ESCALA DE RESILIÊNCIA DO ADOLESCENTE
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121948 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 120 "inscrito_id" => 100 "titulo" => "COMITÊ DE ESPECIALISTAS RESPONSÁVEIS PELA VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DA ESCALA DE RESILIÊNCIA DO ADOLESCENTE" "resumo" => "Introdução: A resiliência é a capacidade de cada indivíduo resistir ou se adaptar às adversidades da vida. A escola é promotora de um ambiente seguro e saudável para que a resiliência possa ser desenvolvida nos adolescentes. Com isso, emerge a necessidade de consolidar um instrumento confiável, por meio da validação de conteúdo realizado por especialistas, a fim de produzir um instrumento consistente para mensurar a resiliência em escolares. Objetivo: Caracterizar comitê de especialistas responsáveis pela validação de conteúdo da Escala de Resiliência do Adolescente (Adolescent Resilience Scale- ARS). Métodos: Estudo de validação de conteúdo por meio das equivalências conceitual/itens, semântica, idiomática e cultural da ARS com especialistas interdisciplinares realizado no período de julho-agosto de 2023 de forma virtual através de questionário via google forms. Os especialistas participantes foram selecionados a partir da Plataforma Lattes por meio dos descritores “Resiliência”, “Adolescentes” e “Escalas”, após isso, a amostra selecionada foi do tipo bola de neve. Foram selecionados os especialistas que atingiram pelo menos dois dos resquisitos de Jasper (1994). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Pernambuco sob n° 5.987.125. Resultados: Foram enviados 41 convites, porém apenas 20 especialistas enviaram os questionários respondidos. Na caracterização dos participantes, verificou-se que a faixa etária variou de 27 a 66 anos, com uma média de 41,3 anos. Dos especialistas participantes 14 eram mulheres, 13 eram enfermeiros, 10 eram doutores, 12 atuavam em Pernambuco e pesquisavam sobre resiliência, adolescentes e adaptação transcultural de instrumentos. Conclusão: O envolvimento de especialistas é fundamental para legitimar os itens da ARS, reconhecer a qualidade deste instrumento e planejar ações de educação em saúde em articulação ao Programa Saúde na Escola. Contribuições/implicações para a Saúde: A validação desta escala favorece o desenvolvimento de ações educativas direcionadas para promoção da resiliência e da saúde mental dos escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID100_TB120_22042025152654.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA MARIA SANTANA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "debora.mssilva@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121948 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 120 "inscrito_id" => 100 "titulo" => "COMITÊ DE ESPECIALISTAS RESPONSÁVEIS PELA VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DA ESCALA DE RESILIÊNCIA DO ADOLESCENTE" "resumo" => "Introdução: A resiliência é a capacidade de cada indivíduo resistir ou se adaptar às adversidades da vida. A escola é promotora de um ambiente seguro e saudável para que a resiliência possa ser desenvolvida nos adolescentes. Com isso, emerge a necessidade de consolidar um instrumento confiável, por meio da validação de conteúdo realizado por especialistas, a fim de produzir um instrumento consistente para mensurar a resiliência em escolares. Objetivo: Caracterizar comitê de especialistas responsáveis pela validação de conteúdo da Escala de Resiliência do Adolescente (Adolescent Resilience Scale- ARS). Métodos: Estudo de validação de conteúdo por meio das equivalências conceitual/itens, semântica, idiomática e cultural da ARS com especialistas interdisciplinares realizado no período de julho-agosto de 2023 de forma virtual através de questionário via google forms. Os especialistas participantes foram selecionados a partir da Plataforma Lattes por meio dos descritores “Resiliência”, “Adolescentes” e “Escalas”, após isso, a amostra selecionada foi do tipo bola de neve. Foram selecionados os especialistas que atingiram pelo menos dois dos resquisitos de Jasper (1994). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Pernambuco sob n° 5.987.125. Resultados: Foram enviados 41 convites, porém apenas 20 especialistas enviaram os questionários respondidos. Na caracterização dos participantes, verificou-se que a faixa etária variou de 27 a 66 anos, com uma média de 41,3 anos. Dos especialistas participantes 14 eram mulheres, 13 eram enfermeiros, 10 eram doutores, 12 atuavam em Pernambuco e pesquisavam sobre resiliência, adolescentes e adaptação transcultural de instrumentos. Conclusão: O envolvimento de especialistas é fundamental para legitimar os itens da ARS, reconhecer a qualidade deste instrumento e planejar ações de educação em saúde em articulação ao Programa Saúde na Escola. Contribuições/implicações para a Saúde: A validação desta escala favorece o desenvolvimento de ações educativas direcionadas para promoção da resiliência e da saúde mental dos escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID100_TB120_22042025152654.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA MARIA SANTANA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "debora.mssilva@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }