Artigo Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola

ANAIS de Evento

ISBN: 9786552220431

“DESENHOS QUE FALAM” ATIVIDADE EDUCACIONAL COM ADOLESCENTES SOBRE VIOLÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121945
    "edicao_id" => 402
    "trabalho_id" => 116
    "inscrito_id" => 331
    "titulo" => "“DESENHOS QUE FALAM” ATIVIDADE EDUCACIONAL COM ADOLESCENTES SOBRE VIOLÊNCIA"
    "resumo" => "Introdução: A atenção primária em saúde (APS) objetiva a criação de intervenções para o cuidado das pessoas e do seu território, incluindo, as escolas. Dessa forma, surgiu uma política para fortalecer esse elo entre escola e APS, sendo denominado de Programa Saúde na Escola (PSE), que visa trabalhar em diferentes temáticas com crianças e adolescentes, como por exemplo, prevenção de violência e promoção de práticas corporais (Brasil, 2018). A OMS define violência contra criança, qualquer ato que possa trazer possíveis prejuízos ao jovem. Pode-se citar como os principais tipos de violência contra crianças e adolescentes: a negligência, a violência física, sexual e psicológica (Leite, J.C.S. et.al, 2023). Objetivo: Relatar a vivência de uma discente de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco, em uma atividade educativa com jovens em uma escola municipal do Município de Vitória de Santo Antão, em 2024. Relato de caso: Estudo do tipo qualitativo, do tipo relato de experiência, realizado por estudantes de graduação de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco durante o estágio da disciplina de Saúde coletiva, no período de março de 2024. Participaram no total 40 adolescentes, do ensino fundamental, sobre a violência, tema escolhido em conjunto com os profissionais da escola e da APS. Foram realizadas dinâmicas baseadas em brincadeiras como “Passe a bola”, e o “semáforo do toque”, e prática de desenhar, todos participaram ativamente das atividades. Discussão: A violência é um dos focos das políticas públicas, no entanto, estratégias educativas de abordagem desta problemática parece um desafio quando direcionada para crianças e adolescentes.. Conclusão: A dinâmica com desenho demonstrou uma metodologia eficaz para o público jovem e de baixo custo. Além disso, foi possível identificar durante a ação do Programa de Saúde Escola a percepção e vivência sobre o entendimento sobre os vários tipos de violência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID331_TB116_22042025142448.pdf"
    "created_at" => "2025-07-16 08:43:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WISLAINE YASMIM SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "WISLAINE"
    "autor_email" => "wislaine.santos@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola"
    "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_ano" => 2027
    "edicao_pasta" => "anais/seses/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png"
    "data_publicacao" => "2025-07-22"
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56"
    "publicacao_id" => 125
    "publicacao_nome" => "Revista SESES"
    "publicacao_codigo" => "9786552220431"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121945
    "edicao_id" => 402
    "trabalho_id" => 116
    "inscrito_id" => 331
    "titulo" => "“DESENHOS QUE FALAM” ATIVIDADE EDUCACIONAL COM ADOLESCENTES SOBRE VIOLÊNCIA"
    "resumo" => "Introdução: A atenção primária em saúde (APS) objetiva a criação de intervenções para o cuidado das pessoas e do seu território, incluindo, as escolas. Dessa forma, surgiu uma política para fortalecer esse elo entre escola e APS, sendo denominado de Programa Saúde na Escola (PSE), que visa trabalhar em diferentes temáticas com crianças e adolescentes, como por exemplo, prevenção de violência e promoção de práticas corporais (Brasil, 2018). A OMS define violência contra criança, qualquer ato que possa trazer possíveis prejuízos ao jovem. Pode-se citar como os principais tipos de violência contra crianças e adolescentes: a negligência, a violência física, sexual e psicológica (Leite, J.C.S. et.al, 2023). Objetivo: Relatar a vivência de uma discente de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco, em uma atividade educativa com jovens em uma escola municipal do Município de Vitória de Santo Antão, em 2024. Relato de caso: Estudo do tipo qualitativo, do tipo relato de experiência, realizado por estudantes de graduação de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco durante o estágio da disciplina de Saúde coletiva, no período de março de 2024. Participaram no total 40 adolescentes, do ensino fundamental, sobre a violência, tema escolhido em conjunto com os profissionais da escola e da APS. Foram realizadas dinâmicas baseadas em brincadeiras como “Passe a bola”, e o “semáforo do toque”, e prática de desenhar, todos participaram ativamente das atividades. Discussão: A violência é um dos focos das políticas públicas, no entanto, estratégias educativas de abordagem desta problemática parece um desafio quando direcionada para crianças e adolescentes.. Conclusão: A dinâmica com desenho demonstrou uma metodologia eficaz para o público jovem e de baixo custo. Além disso, foi possível identificar durante a ação do Programa de Saúde Escola a percepção e vivência sobre o entendimento sobre os vários tipos de violência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID331_TB116_22042025142448.pdf"
    "created_at" => "2025-07-16 08:43:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WISLAINE YASMIM SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "WISLAINE"
    "autor_email" => "wislaine.santos@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola"
    "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_ano" => 2027
    "edicao_pasta" => "anais/seses/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png"
    "data_publicacao" => "2025-07-22"
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56"
    "publicacao_id" => 125
    "publicacao_nome" => "Revista SESES"
    "publicacao_codigo" => "9786552220431"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de julho de 2025

Resumo

Introdução: A atenção primária em saúde (APS) objetiva a criação de intervenções para o cuidado das pessoas e do seu território, incluindo, as escolas. Dessa forma, surgiu uma política para fortalecer esse elo entre escola e APS, sendo denominado de Programa Saúde na Escola (PSE), que visa trabalhar em diferentes temáticas com crianças e adolescentes, como por exemplo, prevenção de violência e promoção de práticas corporais (Brasil, 2018). A OMS define violência contra criança, qualquer ato que possa trazer possíveis prejuízos ao jovem. Pode-se citar como os principais tipos de violência contra crianças e adolescentes: a negligência, a violência física, sexual e psicológica (Leite, J.C.S. et.al, 2023). Objetivo: Relatar a vivência de uma discente de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco, em uma atividade educativa com jovens em uma escola municipal do Município de Vitória de Santo Antão, em 2024. Relato de caso: Estudo do tipo qualitativo, do tipo relato de experiência, realizado por estudantes de graduação de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco durante o estágio da disciplina de Saúde coletiva, no período de março de 2024. Participaram no total 40 adolescentes, do ensino fundamental, sobre a violência, tema escolhido em conjunto com os profissionais da escola e da APS. Foram realizadas dinâmicas baseadas em brincadeiras como “Passe a bola”, e o “semáforo do toque”, e prática de desenhar, todos participaram ativamente das atividades. Discussão: A violência é um dos focos das políticas públicas, no entanto, estratégias educativas de abordagem desta problemática parece um desafio quando direcionada para crianças e adolescentes.. Conclusão: A dinâmica com desenho demonstrou uma metodologia eficaz para o público jovem e de baixo custo. Além disso, foi possível identificar durante a ação do Programa de Saúde Escola a percepção e vivência sobre o entendimento sobre os vários tipos de violência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.