USO DE JOGO DE TABULEIRO EDUCACIONAL PAR O ENSINO APRENDIZAGEM DA EPIDEMIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Objetivo: Descrever a experiência de estudantes da graduação de enfermagem com o uso de um jogo de tabuleiro para ensino-aprendizagem sobre indicadores epidemiológicos de morbimortalidade e a tomada de decisão em saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que descreve a vivência ocorrida durante a disciplina de Epidemiologia do curso de enfermagem da UFPE, ofertada no semestre letivo 2024.2. A partir de informações extraídas do site do Departamento de Informação e Informática do SUS (DataSUS), um grupo de quatro estudantes traçou o perfil epidemiológico do município do Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, identificando as principais demandas de saúde. Com base nesses dados, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro que simula a gestão da saúde pública, no qual os jogadores assumem o papel de gestores e tomam decisões para equilibrar recursos e melhorar os indicadores de saúde locais. O jogo foi testado com graduandos de enfermagem da mesma turma, durante a atividade de encerramento da disciplina. Resultados: Participaram como jogadores quatro estudantes, os quais demonstraram elevado engajamento e motivação durante a partida, sendo relatado que o jogo facilitou a compreensão dos desafios epidemiológicos propostos ao promover aprendizagem significativa, o raciocínio crítico e tomada de decisão baseadas em dados reais do município. Contribuições e implicações para a Enfermagem ou Saúde: A estratégia do jogo foi capaz de promover um ensino dinâmico, estimulando o raciocínio crítico e a análise epidemiológica. Ele prepara futuros enfermeiros para a gestão em saúde pública, fortalecendo sua atuação na prevenção de doenças e na implementação de políticas eficazes." 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