EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PREVENÇÃO DE INTOXICAÇÕES EM AMBIENTE ESCOLAR
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121893 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 58 "inscrito_id" => 76 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PREVENÇÃO DE INTOXICAÇÕES EM AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "Introdução: A intoxicação é um problema de saúde pública que pode ocorrer por ingestão, inalação ou contato com substâncias tóxicas. Emerge considerar, que a educação em saúde é fundamental para a prevenção e para a adoção de condutas adequadas em situações de emergências. Objetivo: Conscientizar escolares sobre os tipos de intoxicação, medidas preventivas e condutas adequadas em emergências. Método: A intervenção foi realizada na Escola Professor Leal de Barros, com adolescentes do ensino fundamental. No inicio houveram relatos de experiências e sabres prévios de escolares sobre intoxicações ou picadas de animais peçonhentos. Em seguida, foram abordados os tipos de intoxicação e primeiros socorros, mostrando a relevância dos serviços de emergência, como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Centro de Assistência Toxicológica (CEATOX). Foram aplicadas duas dinâmicas: simulando o risco de picadas de animais e assistência no socorro a vítima, como também medidas preventivas no armazenamento seguro de produtos domésticos. Resultados: Os escolares demonstraram interesse em participar e interagiram durante todo processo ensino-aprendizagem, participando na construção dos conhecimentos e reconhecendo a importância da prevenção de acidentes e assistência correta em primeiros socorros. Evidenciou-se uma maior segurança para agir diante de situações de risco com o despertar para o compartilhamento dos aprendizados com seus familiares. Conclusão: A intervenção proporcionou aprendizado prático e interativo, tornando os escolares agentes multiplicadores de conhecimento sobre intoxicações e prevenção de acidentes. Contribuições para a Enfermagem e Saúde: A ação reforça o papel da enfermagem na educação em saúde, promovendo a conscientização e contribuindo para a redução de riscos e acidentes em ambientes escolares e domiciliares." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID76_TB58_13042025103124.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EZEQUIEL SANTANA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EZEQUIEL" "autor_email" => "ezequiel.santana@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121893 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 58 "inscrito_id" => 76 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PREVENÇÃO DE INTOXICAÇÕES EM AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "Introdução: A intoxicação é um problema de saúde pública que pode ocorrer por ingestão, inalação ou contato com substâncias tóxicas. Emerge considerar, que a educação em saúde é fundamental para a prevenção e para a adoção de condutas adequadas em situações de emergências. Objetivo: Conscientizar escolares sobre os tipos de intoxicação, medidas preventivas e condutas adequadas em emergências. Método: A intervenção foi realizada na Escola Professor Leal de Barros, com adolescentes do ensino fundamental. No inicio houveram relatos de experiências e sabres prévios de escolares sobre intoxicações ou picadas de animais peçonhentos. Em seguida, foram abordados os tipos de intoxicação e primeiros socorros, mostrando a relevância dos serviços de emergência, como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Centro de Assistência Toxicológica (CEATOX). Foram aplicadas duas dinâmicas: simulando o risco de picadas de animais e assistência no socorro a vítima, como também medidas preventivas no armazenamento seguro de produtos domésticos. Resultados: Os escolares demonstraram interesse em participar e interagiram durante todo processo ensino-aprendizagem, participando na construção dos conhecimentos e reconhecendo a importância da prevenção de acidentes e assistência correta em primeiros socorros. Evidenciou-se uma maior segurança para agir diante de situações de risco com o despertar para o compartilhamento dos aprendizados com seus familiares. Conclusão: A intervenção proporcionou aprendizado prático e interativo, tornando os escolares agentes multiplicadores de conhecimento sobre intoxicações e prevenção de acidentes. Contribuições para a Enfermagem e Saúde: A ação reforça o papel da enfermagem na educação em saúde, promovendo a conscientização e contribuindo para a redução de riscos e acidentes em ambientes escolares e domiciliares." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID76_TB58_13042025103124.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EZEQUIEL SANTANA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EZEQUIEL" "autor_email" => "ezequiel.santana@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }