NARRATIVAS SOBRE TRABALHO E SAÚDE MENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM USUÁRIOS DE UM CAPS AD
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121962 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 137 "inscrito_id" => 172 "titulo" => "NARRATIVAS SOBRE TRABALHO E SAÚDE MENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM USUÁRIOS DE UM CAPS AD" "resumo" => "Introdução: O trabalho pode representar tanto realização quanto sofrimento psíquico, especialmente em contextos de vulnerabilidade. A proposta da oficina parte dessa reflexão, visando criar um espaço de escuta e socialização entre usuários de saúde mental e discentes de Enfermagem. Objetivo: Descrever a experiência de discentes de graduação em Enfermagem na condução de oficina sobre trabalho e vida no contexto de cuidado a pessoas que fazem uso abusivo de drogas. Método: A atividade foi realizada em um Centro de Atenção Psicossocial/Álcool e outras Drogas de Pernambuco, com duração de duas horas, em março de 2025. A oficina foi conduzida por estudantes de Enfermagem e organizada em três momentos: roda de conversa inicial, exibição do documentário “Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar” e discussão guiada com perguntas sobre as relações entre trabalho e saúde mental. Resultados: A atividade gerou forte engajamento dos participantes, que se identificaram com as histórias retratadas no documentário. Relatos sobre sofrimento no ambiente de trabalho, pressão por produtividade, falta de reconhecimento e experiências com o uso de drogas foram compartilhados, evidenciando as conexões entre trabalho e sofrimento psíquico. A oficina também proporcionou espaço de acolhimento e escuta qualificada. Conclusão: A atividade cumpriu seus objetivos, promovendo reflexão, identificação e valorização das experiências de vida dos usuários. O documentário demonstrou-se uma ferramenta eficaz para estimular o debate e conectar a realidade dos trabalhadores com a dos usuários do CAPS. Contribuições para a Saúde: A experiência reforça o uso de recursos audiovisuais como dispositivos potentes na promoção da saúde mental, ao favorecer a autoestima, a identidade e o pertencimento dos usuários. Para os discentes, a oficina contribuiu na construção de competências relacionais, ampliando a formação para atuação em contextos marcados pela vulnerabilidade social e uso abusivo de substâncias." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID172_TB137_22042025204231.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAILANE EVELIN DA SILVA SANTANA" "autor_nome_curto" => "KAILANE" "autor_email" => "kailane.santana@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121962 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 137 "inscrito_id" => 172 "titulo" => "NARRATIVAS SOBRE TRABALHO E SAÚDE MENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM USUÁRIOS DE UM CAPS AD" "resumo" => "Introdução: O trabalho pode representar tanto realização quanto sofrimento psíquico, especialmente em contextos de vulnerabilidade. A proposta da oficina parte dessa reflexão, visando criar um espaço de escuta e socialização entre usuários de saúde mental e discentes de Enfermagem. Objetivo: Descrever a experiência de discentes de graduação em Enfermagem na condução de oficina sobre trabalho e vida no contexto de cuidado a pessoas que fazem uso abusivo de drogas. Método: A atividade foi realizada em um Centro de Atenção Psicossocial/Álcool e outras Drogas de Pernambuco, com duração de duas horas, em março de 2025. A oficina foi conduzida por estudantes de Enfermagem e organizada em três momentos: roda de conversa inicial, exibição do documentário “Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar” e discussão guiada com perguntas sobre as relações entre trabalho e saúde mental. Resultados: A atividade gerou forte engajamento dos participantes, que se identificaram com as histórias retratadas no documentário. Relatos sobre sofrimento no ambiente de trabalho, pressão por produtividade, falta de reconhecimento e experiências com o uso de drogas foram compartilhados, evidenciando as conexões entre trabalho e sofrimento psíquico. A oficina também proporcionou espaço de acolhimento e escuta qualificada. Conclusão: A atividade cumpriu seus objetivos, promovendo reflexão, identificação e valorização das experiências de vida dos usuários. O documentário demonstrou-se uma ferramenta eficaz para estimular o debate e conectar a realidade dos trabalhadores com a dos usuários do CAPS. Contribuições para a Saúde: A experiência reforça o uso de recursos audiovisuais como dispositivos potentes na promoção da saúde mental, ao favorecer a autoestima, a identidade e o pertencimento dos usuários. Para os discentes, a oficina contribuiu na construção de competências relacionais, ampliando a formação para atuação em contextos marcados pela vulnerabilidade social e uso abusivo de substâncias." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID172_TB137_22042025204231.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAILANE EVELIN DA SILVA SANTANA" "autor_nome_curto" => "KAILANE" "autor_email" => "kailane.santana@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }