Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

AFROCENTRICIDADE NO PPGEF-UNILAB/IFCE: PADRÕES E LACUNAS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA (2021-2024)

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Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

RESUMO: A Teoria da Afrocentricidade, formulada por Molefi Kete Asante (1980), propõe um reposicionamento das epistemologias africanas no centro da produção do conhecimento, contestando o eurocentrismo acadêmico. Este estudo tem como objetivo mapear e analisar as dissertações do PPGEF-UNILAB/IFCE3 entre 2021 e 2024, investigando padrões, tendências e lacunas na abordagem da Afrocentricidade. Utilizamos uma abordagem qualitativa, pesquisa documental e a estratégia metodológica do Estado da Arte. Os resultados indicam que a Afrocentricidade tem sido mobilizada como epistemologia e prática pedagógica, destacando conceitos como Pretagogia, Afroliteramento e Pedagopreta. Contudo, observa-se a escassez de reflexões críticas sobre sua implementação curricular e impacto na formação docente, além de desafios como resistências institucionais e currículos eurocêntricos. Conclui-se que, embora a Afrocentricidade avance como referencial teórico e prático, sua consolidação exige superar barreiras estruturais e ampliar o diálogo com outras epistemologias decoloniais. Espera-se que os achados subsidiem novas pesquisas e contribuam para a expansão da perspectiva afrocentrada na educação, promovendo uma formação docente mais inclusiva e antirracista.

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