Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

ALIENAÇÃO E MOTIVAÇÃO NO TRABALHO DOCENTE: DESAFIOS, IMPACTOS E POSSIBILIDADES DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

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Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

A docência enfrenta desafios estruturais que impactam a motivação dos professores e intensificam a alienação no trabalho pedagógico. Este estudo analisa como a alienação afeta a motivação docente, identificando fatores que contribuem para esse fenômeno e sua relação com as políticas educacionais neoliberais. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseia-se na análise teórica e documental de autores clássicos e contemporâneos sobre alienação, precarização e teorias da motivação. Foram examinadas produções acadêmicas, pesquisas empíricas e documentos institucionais que discutem a perda da autonomia docente e a desvalorização profissional. Os resultados indicaram que a intensificação da carga de trabalho, a burocratização excessiva e a padronização curricular contribuem para a desconexão do professor com sua prática pedagógica. Observou-se que a alienação reduz a satisfação profissional e está associada a altos índices de esgotamento emocional, impactando a qualidade do ensino. Além disso, verificou-se que a imposição de políticas educacionais baseadas na lógica produtivista restringe a autonomia do professor, tornando-o refém de indicadores de desempenho que desconsideram a complexidade do ensino. Conclui-se que é urgente a adoção de políticas que valorizem a docência, promova melhores condições de trabalho e incentivem a autonomia pedagógica, garantindo que os professores possam exercer sua função de maneira significativa e humanizadora.

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