Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

INCLUSÃO EDUCACIONAL: AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS E PRÁTICAS PARA ALUNOS COM TDAH E TEA

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Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

Para a Educação Inclusiva oferecer suporte e aprimorar os recursos educacionais direcionados para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), é importante compreender o que é discutido sobre o tema no âmbito legislativo e científico. Baseando-se nisso, esta pesquisa buscou investigar na legislação e nas produções científicas nacionais a proposta de atendimento a estes alunos por meio da pesquisa bibliográfica com elementos de análise de conteúdo, visando esclarecer o estado da arte da pesquisa, identificar lacunas e direcionar futuras investigações na área. A partir dessa investigação os resultados foram organizados e dispostos em tabela. Constatou-se os impactos históricos e sociais na legislação e no atendimento da Educação Inclusiva no Brasil, que apesar de ter apresentado avanços significativos, ainda enfrenta desafios para sua implementação ideal, escassez de publicações sobre o tema abordado e a importância da formação de professores na qualidade do atendimento de alunos da educação especial.

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