Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA OFERTADA PELOS INSTITUTOS FEDERAIS.

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Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

O resumo suscitar reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à EPT, principalmente no que diz respeito às estratégias de ensino-aprendizagem aplicadas na oferta da modalidade; regulamentada pelo Decreto nº 5.840/2006, que institui o Programa Nacional PROEJA; pelos institutos federais, visando a formação integral dos sujeitos. A metodologia incidiu à pesquisa qualitativa e refere-se a um estudo de revisão da literatura, cujo lastro teórico aporta-se nas ideias de estudiosos como Freire (1992; 1996; 2005), Charlot (2015), Matos e Platzer (2018) e Andrighetto et al. (2022). Como resultado, defende-se que as estratégias de ensino-aprendizagem na EJA e EPT têm implicações significativas para o trabalho pedagógico e a gestão educacional. Essas estratégias devem considerar a valorização dos saberes dos estudantes, promover a autonomia, estimular a reflexão crítica, estabelecer conexões entre teoria e prática, e desenvolver sua formação integral e profissional. A adoção de metodologias adequadas e o apoio da gestão são fundamentais para garantir uma educação de qualidade nessas modalidades de ensino confluentes. Conclui-se que a EJA e a EPT enfrentam alguns desafios, mas que devem buscar a construção de uma proposta educacional alternativa, que articula educação e trabalho de forma humanizadora.

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