Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

VIGOTSKI E A NOVA EXPLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: IMPLICAÇÕES À EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Educação Infantil: Abordagens e práticas na educação infantil
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121306
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 112
    "titulo" => "VIGOTSKI E A NOVA EXPLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: IMPLICAÇÕES À EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Este trabalho, resultado de pesquisa documental e de campo (2022-2024), explora as contribuições de Vigotski para a compreensão da relação entre aprendizagem e desenvolvimento humano na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural (PHC). A pesquisa bibliográfica analisou obras e artigos científicos sobre o tema, destacando que Vigotski supera as teorias de sua época ao propor a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), essencial para compreender como a mediação dos signos possibilita a apropriação do conhecimento. No contexto escolar, a mediação pedagógica permite que todas as crianças, com os apoios adequados, desenvolvam suas funções psicológicas superiores (FPS) e adquiram autonomia. O ensino e o estudo são atividades centrais nesse processo, sendo influenciados pelas relações sociais e pelas condições materiais. Vigotski evidenciou que, historicamente, a educação não era igualmente acessível a todas as classes, reforçando a importância de práticas pedagógicas que ampliem a ZDP e promovam o desenvolvimento psíquico dos alunos. O aprendizado efetivo depende da atividade de ensino, deve ir além da consolidação de habilidades, aproveitando as potencialidades biológicas e culturais das crianças para ampliar a ZDP e promover o desenvolvimento real. No contexto amazônico do século XXI, essa perspectiva reforça a necessidade de uma educação com práticas pedagógicas que favoreçam o ensino e promova o desenvolvimento das capacidades psíquicas dos alunos, com ou sem deficiências. Destaca-se o papel essencial do professor como sujeito mediador, garantindo interações sociais educativas alinhando atividades pedagógicas ao desenvolvimento dos estudantes. O estudo contribui para reflexões sobre estratégias educacionais que fortaleçam a mediação como elemento central no processo educativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Educação Infantil: Abordagens e práticas na educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID112_TB71_26022025124120.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUACYARA BARBOSA GORAYEB"
    "autor_nome_curto" => "GUACYARA"
    "autor_email" => "guacygorayeb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121306
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 112
    "titulo" => "VIGOTSKI E A NOVA EXPLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: IMPLICAÇÕES À EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Este trabalho, resultado de pesquisa documental e de campo (2022-2024), explora as contribuições de Vigotski para a compreensão da relação entre aprendizagem e desenvolvimento humano na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural (PHC). A pesquisa bibliográfica analisou obras e artigos científicos sobre o tema, destacando que Vigotski supera as teorias de sua época ao propor a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), essencial para compreender como a mediação dos signos possibilita a apropriação do conhecimento. No contexto escolar, a mediação pedagógica permite que todas as crianças, com os apoios adequados, desenvolvam suas funções psicológicas superiores (FPS) e adquiram autonomia. O ensino e o estudo são atividades centrais nesse processo, sendo influenciados pelas relações sociais e pelas condições materiais. Vigotski evidenciou que, historicamente, a educação não era igualmente acessível a todas as classes, reforçando a importância de práticas pedagógicas que ampliem a ZDP e promovam o desenvolvimento psíquico dos alunos. O aprendizado efetivo depende da atividade de ensino, deve ir além da consolidação de habilidades, aproveitando as potencialidades biológicas e culturais das crianças para ampliar a ZDP e promover o desenvolvimento real. No contexto amazônico do século XXI, essa perspectiva reforça a necessidade de uma educação com práticas pedagógicas que favoreçam o ensino e promova o desenvolvimento das capacidades psíquicas dos alunos, com ou sem deficiências. Destaca-se o papel essencial do professor como sujeito mediador, garantindo interações sociais educativas alinhando atividades pedagógicas ao desenvolvimento dos estudantes. O estudo contribui para reflexões sobre estratégias educacionais que fortaleçam a mediação como elemento central no processo educativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Educação Infantil: Abordagens e práticas na educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID112_TB71_26022025124120.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUACYARA BARBOSA GORAYEB"
    "autor_nome_curto" => "GUACYARA"
    "autor_email" => "guacygorayeb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

Este trabalho, resultado de pesquisa documental e de campo (2022-2024), explora as contribuições de Vigotski para a compreensão da relação entre aprendizagem e desenvolvimento humano na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural (PHC). A pesquisa bibliográfica analisou obras e artigos científicos sobre o tema, destacando que Vigotski supera as teorias de sua época ao propor a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), essencial para compreender como a mediação dos signos possibilita a apropriação do conhecimento. No contexto escolar, a mediação pedagógica permite que todas as crianças, com os apoios adequados, desenvolvam suas funções psicológicas superiores (FPS) e adquiram autonomia. O ensino e o estudo são atividades centrais nesse processo, sendo influenciados pelas relações sociais e pelas condições materiais. Vigotski evidenciou que, historicamente, a educação não era igualmente acessível a todas as classes, reforçando a importância de práticas pedagógicas que ampliem a ZDP e promovam o desenvolvimento psíquico dos alunos. O aprendizado efetivo depende da atividade de ensino, deve ir além da consolidação de habilidades, aproveitando as potencialidades biológicas e culturais das crianças para ampliar a ZDP e promover o desenvolvimento real. No contexto amazônico do século XXI, essa perspectiva reforça a necessidade de uma educação com práticas pedagógicas que favoreçam o ensino e promova o desenvolvimento das capacidades psíquicas dos alunos, com ou sem deficiências. Destaca-se o papel essencial do professor como sujeito mediador, garantindo interações sociais educativas alinhando atividades pedagógicas ao desenvolvimento dos estudantes. O estudo contribui para reflexões sobre estratégias educacionais que fortaleçam a mediação como elemento central no processo educativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.