VIGOTSKI E A NOVA EXPLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: IMPLICAÇÕES À EDUCAÇÃO
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121306 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 71 "inscrito_id" => 112 "titulo" => "VIGOTSKI E A NOVA EXPLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: IMPLICAÇÕES À EDUCAÇÃO" "resumo" => "Este trabalho, resultado de pesquisa documental e de campo (2022-2024), explora as contribuições de Vigotski para a compreensão da relação entre aprendizagem e desenvolvimento humano na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural (PHC). A pesquisa bibliográfica analisou obras e artigos científicos sobre o tema, destacando que Vigotski supera as teorias de sua época ao propor a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), essencial para compreender como a mediação dos signos possibilita a apropriação do conhecimento. No contexto escolar, a mediação pedagógica permite que todas as crianças, com os apoios adequados, desenvolvam suas funções psicológicas superiores (FPS) e adquiram autonomia. O ensino e o estudo são atividades centrais nesse processo, sendo influenciados pelas relações sociais e pelas condições materiais. Vigotski evidenciou que, historicamente, a educação não era igualmente acessível a todas as classes, reforçando a importância de práticas pedagógicas que ampliem a ZDP e promovam o desenvolvimento psíquico dos alunos. O aprendizado efetivo depende da atividade de ensino, deve ir além da consolidação de habilidades, aproveitando as potencialidades biológicas e culturais das crianças para ampliar a ZDP e promover o desenvolvimento real. No contexto amazônico do século XXI, essa perspectiva reforça a necessidade de uma educação com práticas pedagógicas que favoreçam o ensino e promova o desenvolvimento das capacidades psíquicas dos alunos, com ou sem deficiências. Destaca-se o papel essencial do professor como sujeito mediador, garantindo interações sociais educativas alinhando atividades pedagógicas ao desenvolvimento dos estudantes. O estudo contribui para reflexões sobre estratégias educacionais que fortaleçam a mediação como elemento central no processo educativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Educação Infantil: Abordagens e práticas na educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID112_TB71_26022025124120.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUACYARA BARBOSA GORAYEB" "autor_nome_curto" => "GUACYARA" "autor_email" => "guacygorayeb@hotmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121306 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 71 "inscrito_id" => 112 "titulo" => "VIGOTSKI E A NOVA EXPLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: IMPLICAÇÕES À EDUCAÇÃO" "resumo" => "Este trabalho, resultado de pesquisa documental e de campo (2022-2024), explora as contribuições de Vigotski para a compreensão da relação entre aprendizagem e desenvolvimento humano na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural (PHC). A pesquisa bibliográfica analisou obras e artigos científicos sobre o tema, destacando que Vigotski supera as teorias de sua época ao propor a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), essencial para compreender como a mediação dos signos possibilita a apropriação do conhecimento. No contexto escolar, a mediação pedagógica permite que todas as crianças, com os apoios adequados, desenvolvam suas funções psicológicas superiores (FPS) e adquiram autonomia. O ensino e o estudo são atividades centrais nesse processo, sendo influenciados pelas relações sociais e pelas condições materiais. Vigotski evidenciou que, historicamente, a educação não era igualmente acessível a todas as classes, reforçando a importância de práticas pedagógicas que ampliem a ZDP e promovam o desenvolvimento psíquico dos alunos. O aprendizado efetivo depende da atividade de ensino, deve ir além da consolidação de habilidades, aproveitando as potencialidades biológicas e culturais das crianças para ampliar a ZDP e promover o desenvolvimento real. No contexto amazônico do século XXI, essa perspectiva reforça a necessidade de uma educação com práticas pedagógicas que favoreçam o ensino e promova o desenvolvimento das capacidades psíquicas dos alunos, com ou sem deficiências. Destaca-se o papel essencial do professor como sujeito mediador, garantindo interações sociais educativas alinhando atividades pedagógicas ao desenvolvimento dos estudantes. O estudo contribui para reflexões sobre estratégias educacionais que fortaleçam a mediação como elemento central no processo educativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Educação Infantil: Abordagens e práticas na educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID112_TB71_26022025124120.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUACYARA BARBOSA GORAYEB" "autor_nome_curto" => "GUACYARA" "autor_email" => "guacygorayeb@hotmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }