Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

A INCLUSÃO DO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA/IFRO – O QUE DIZEM AS PESQUISAS CIENTÍFICAS

Palavra-chaves: , , , , E-book ET 06: Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos: Educação, diversidade, inclusão social e direitos humanos.
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121262
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 20
    "inscrito_id" => 640
    "titulo" => "A INCLUSÃO DO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA/IFRO – O QUE DIZEM AS PESQUISAS CIENTÍFICAS"
    "resumo" => "A inclusão dos estudantes com deficiência requer a organização equitativa da acessibilidade na EPT. Este estudo visa refletir sobre as condições da inclusão do público da Educação Especial no Instituto Federal de Rondônia – IFRO. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja análise considerou as dimensões de acessibilidade propostas por Sassakki (2009). A investigação foi estruturada, para discussões sobre os resultados encontrados, da seguinte forma: a) acessibilidade física e comunicacional; b) acessibilidade pedagógica; c) acessibilidade atitudinal. Os dados foram analisados sob a perspectiva qualitativa. A pesquisa observou que, apesar de avanços, a oferta da acessibilidade ainda é precarizada, existe a percepção de carência na formação continuada de professores e identifica-se a necessidade de ações contra o capacitismo sobre as pessoas com deficiências. A pesquisa orienta para a necessidade de que sejam realizados novos estudos que considerem os investimentos do Ministério da Educação Especial no IFRO, em relação à formação de gestores, professores, comunidade escolar, bem como os referentes à acessibilidade física em pedagógica. Com isso, espera-se contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas complementares, segundo as características demandadas localmente no IFRO."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "ET 06: Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos: Educação, diversidade, inclusão social e direitos humanos."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_MD5_ID640_TB20_11032025143049.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO"
    "autor_email" => "rallanbr@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121262
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 20
    "inscrito_id" => 640
    "titulo" => "A INCLUSÃO DO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA/IFRO – O QUE DIZEM AS PESQUISAS CIENTÍFICAS"
    "resumo" => "A inclusão dos estudantes com deficiência requer a organização equitativa da acessibilidade na EPT. Este estudo visa refletir sobre as condições da inclusão do público da Educação Especial no Instituto Federal de Rondônia – IFRO. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja análise considerou as dimensões de acessibilidade propostas por Sassakki (2009). A investigação foi estruturada, para discussões sobre os resultados encontrados, da seguinte forma: a) acessibilidade física e comunicacional; b) acessibilidade pedagógica; c) acessibilidade atitudinal. Os dados foram analisados sob a perspectiva qualitativa. A pesquisa observou que, apesar de avanços, a oferta da acessibilidade ainda é precarizada, existe a percepção de carência na formação continuada de professores e identifica-se a necessidade de ações contra o capacitismo sobre as pessoas com deficiências. A pesquisa orienta para a necessidade de que sejam realizados novos estudos que considerem os investimentos do Ministério da Educação Especial no IFRO, em relação à formação de gestores, professores, comunidade escolar, bem como os referentes à acessibilidade física em pedagógica. Com isso, espera-se contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas complementares, segundo as características demandadas localmente no IFRO."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "ET 06: Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos: Educação, diversidade, inclusão social e direitos humanos."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_MD5_ID640_TB20_11032025143049.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO"
    "autor_email" => "rallanbr@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

A inclusão dos estudantes com deficiência requer a organização equitativa da acessibilidade na EPT. Este estudo visa refletir sobre as condições da inclusão do público da Educação Especial no Instituto Federal de Rondônia – IFRO. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja análise considerou as dimensões de acessibilidade propostas por Sassakki (2009). A investigação foi estruturada, para discussões sobre os resultados encontrados, da seguinte forma: a) acessibilidade física e comunicacional; b) acessibilidade pedagógica; c) acessibilidade atitudinal. Os dados foram analisados sob a perspectiva qualitativa. A pesquisa observou que, apesar de avanços, a oferta da acessibilidade ainda é precarizada, existe a percepção de carência na formação continuada de professores e identifica-se a necessidade de ações contra o capacitismo sobre as pessoas com deficiências. A pesquisa orienta para a necessidade de que sejam realizados novos estudos que considerem os investimentos do Ministério da Educação Especial no IFRO, em relação à formação de gestores, professores, comunidade escolar, bem como os referentes à acessibilidade física em pedagógica. Com isso, espera-se contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas complementares, segundo as características demandadas localmente no IFRO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.