Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA INOVADORA NO IFCE - CAMPUS FORTALEZA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120652
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 347
    "inscrito_id" => 940
    "titulo" => "O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA INOVADORA NO IFCE - CAMPUS FORTALEZA."
    "resumo" => "Este projeto, em andamento, propõe a utilização de histórias em quadrinhos (HQs) como recurso didático complementar no ensino de geografia, integrando metodologias ativas que promovem a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. A metodologia inclui a seleção de HQs que abordam temas geográficos, como urbanização, globalização e questões ambientais, e sua aplicação em intervenções pedagógicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia IFCE – Campus de Fortaleza, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As atividades envolvem leitura, interpretação e discussão das HQs, seguidas de questionários para coleta de dados quantitativos e qualitativos. Os resultados esperados incluem melhoria na compreensão dos conteúdos, aumento do engajamento dos alunos, desenvolvimento de habilidades cognitivas e fortalecimento da conexão entre teoria e prática. A proposta alinha-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e visa contribuir para a formação docente e a inclusão no processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID940_TB347_10032025074116.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALUISIO SILVA DE OLIVEIRA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "ALUISIO"
    "autor_email" => "aluisiosilva858@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120652
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 347
    "inscrito_id" => 940
    "titulo" => "O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA INOVADORA NO IFCE - CAMPUS FORTALEZA."
    "resumo" => "Este projeto, em andamento, propõe a utilização de histórias em quadrinhos (HQs) como recurso didático complementar no ensino de geografia, integrando metodologias ativas que promovem a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. A metodologia inclui a seleção de HQs que abordam temas geográficos, como urbanização, globalização e questões ambientais, e sua aplicação em intervenções pedagógicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia IFCE – Campus de Fortaleza, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As atividades envolvem leitura, interpretação e discussão das HQs, seguidas de questionários para coleta de dados quantitativos e qualitativos. Os resultados esperados incluem melhoria na compreensão dos conteúdos, aumento do engajamento dos alunos, desenvolvimento de habilidades cognitivas e fortalecimento da conexão entre teoria e prática. A proposta alinha-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e visa contribuir para a formação docente e a inclusão no processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID940_TB347_10032025074116.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALUISIO SILVA DE OLIVEIRA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "ALUISIO"
    "autor_email" => "aluisiosilva858@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este projeto, em andamento, propõe a utilização de histórias em quadrinhos (HQs) como recurso didático complementar no ensino de geografia, integrando metodologias ativas que promovem a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. A metodologia inclui a seleção de HQs que abordam temas geográficos, como urbanização, globalização e questões ambientais, e sua aplicação em intervenções pedagógicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia IFCE – Campus de Fortaleza, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As atividades envolvem leitura, interpretação e discussão das HQs, seguidas de questionários para coleta de dados quantitativos e qualitativos. Os resultados esperados incluem melhoria na compreensão dos conteúdos, aumento do engajamento dos alunos, desenvolvimento de habilidades cognitivas e fortalecimento da conexão entre teoria e prática. A proposta alinha-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e visa contribuir para a formação docente e a inclusão no processo de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.