Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

PRETAGOGIA EM DANÇA: RELATOS ACERCA DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O trabalho refere-se a um relato de experiência sobre o desenvolvimento de um projeto de ensino em Estágio Supervisionado Obrigatório em Dança nos Anos Iniciais, componente curricular do 5º semestre do Curso de Dança - Licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas. A experiência ocorreu no segundo semestre de 2024, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Medianeira, totalizando 40 horas, entre atividades de planejamento, ensino e avaliação. O estágio foi realizado com uma turma de 5º ano e teve como objetivo valorizar a diversidade corporal, utilizando metodologias negras para o desenvolvimento da consciência e da expressão corporal dos estudantes. A metodologia do projeto foi baseada na Pretagogia (Petit, 2015), que visa criar espaços educativos pautados na valorização da cultura, história e vivências das populações negras. A Pretagogia propõe uma pedagogia que evidencia conhecimentos ancestrais africanos e afro-brasileiros, promovendo uma aprendizagem que vai além do conteúdo técnico, buscando o desenvolvimento integral e racial de cada pessoa. O trabalho também vai ao encontro do que defende a Lei 10.639 de 2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira dentro do currículo dos ensinos fundamental e médio na educação básica. É possível considerar a prática docente como estagiária como uma contribuição importante para minha formação acadêmica, revelando os desafios e potências da educação antirracista no ensino de dança. As atividades afro-referenciadas, como cirandas e histórias de resistência, despertaram nos estudantes maior engajamento e diálogos sobre identidade e diversidade. Ajustar as aulas conforme o perfil de cada aluno foi um aprendizado valioso, pois ampliou a percepção de que é necessário estar aberto para “escutar” o ambiente, a fim de aprofundar o compromisso com uma educação que valoriza as pessoas conforme suas diferenças e especificidades.

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