A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROFRANCA - PROJETO FRANCA AUSTRAL
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120730 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 461 "inscrito_id" => 569 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROFRANCA - PROJETO FRANCA AUSTRAL" "resumo" => "Este relato de experiência parte da vivência da primeira autora como estagiária do Programa de Estágio de Inverno do ProFRANCA – Projeto Franca Austral, em que teve a oportunidade de acompanhar a rotina diária de monitoramento terrestre da baleia-franca-austral e do Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, com atividades voltadas à pesquisa e educação ambiental no litoral sul de Santa Catarina. O presente trabalho tem como objetivo relatar a importância do trabalho de conservação da baleia-franca, executado pelo Instituto Australis/ProFRANCA através da impressão pessoal obtida durante a execução do estágio. A pesquisa de monitoramento terrestre é uma das metodologias de estudo realizadas pelo ProFRANCA, executada por estagiários a partir de um ponto fixo pré-determinado, durante a temporada da baleia-franca. Essa atividade é muito importante para a conservação da espécie, pois tem o objetivo ampliar o conhecimento científico a respeito dos padrões de distribuição e comportamento da baleia-franca, no litoral sul de Santa Catarina. Além dibsso, o Instituto Australis possui um espaço aberto para visitação do público, o Centro de Visitantes, onde é realizado relevante trabalho de educação e sensibilização em prol da conservação da espécie e dos ecossistemas marinhos. Os resultados abordam as metodologias utilizadas pelo ProFRANCA e as atividades desenvolvidas durante o programa de estágio, com as impressões obtidas após aproximadamente 600 horas de atividades realizadas. A experiência permitiu obter conhecimento e concluir que as atividades de pesquisa realizadas pelo ProFRANCA em conjunto com as práticas de educação ambiental voltadas para o público geral, reforçam a importância deste trabalho como ferramenta para conservação da espécie. Por fim, percebeu-se como a participação no programa PIBID CAPES também agregou na formação da autora como licenciada em Ciências Biológicas agregando conhecimento e segurança na realização de atividades de EA envolvendo o público." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 08: Trabalho e educação." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID569_TB461_10032025211812.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISA HORZA" "autor_nome_curto" => "RAISA" "autor_email" => "raisa@alunos.utfpr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120730 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 461 "inscrito_id" => 569 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROFRANCA - PROJETO FRANCA AUSTRAL" "resumo" => "Este relato de experiência parte da vivência da primeira autora como estagiária do Programa de Estágio de Inverno do ProFRANCA – Projeto Franca Austral, em que teve a oportunidade de acompanhar a rotina diária de monitoramento terrestre da baleia-franca-austral e do Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, com atividades voltadas à pesquisa e educação ambiental no litoral sul de Santa Catarina. O presente trabalho tem como objetivo relatar a importância do trabalho de conservação da baleia-franca, executado pelo Instituto Australis/ProFRANCA através da impressão pessoal obtida durante a execução do estágio. A pesquisa de monitoramento terrestre é uma das metodologias de estudo realizadas pelo ProFRANCA, executada por estagiários a partir de um ponto fixo pré-determinado, durante a temporada da baleia-franca. Essa atividade é muito importante para a conservação da espécie, pois tem o objetivo ampliar o conhecimento científico a respeito dos padrões de distribuição e comportamento da baleia-franca, no litoral sul de Santa Catarina. Além dibsso, o Instituto Australis possui um espaço aberto para visitação do público, o Centro de Visitantes, onde é realizado relevante trabalho de educação e sensibilização em prol da conservação da espécie e dos ecossistemas marinhos. Os resultados abordam as metodologias utilizadas pelo ProFRANCA e as atividades desenvolvidas durante o programa de estágio, com as impressões obtidas após aproximadamente 600 horas de atividades realizadas. A experiência permitiu obter conhecimento e concluir que as atividades de pesquisa realizadas pelo ProFRANCA em conjunto com as práticas de educação ambiental voltadas para o público geral, reforçam a importância deste trabalho como ferramenta para conservação da espécie. Por fim, percebeu-se como a participação no programa PIBID CAPES também agregou na formação da autora como licenciada em Ciências Biológicas agregando conhecimento e segurança na realização de atividades de EA envolvendo o público." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 08: Trabalho e educação." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID569_TB461_10032025211812.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISA HORZA" "autor_nome_curto" => "RAISA" "autor_email" => "raisa@alunos.utfpr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }