Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROFRANCA - PROJETO FRANCA AUSTRAL

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este relato de experiência parte da vivência da primeira autora como estagiária do Programa de Estágio de Inverno do ProFRANCA – Projeto Franca Austral, em que teve a oportunidade de acompanhar a rotina diária de monitoramento terrestre da baleia-franca-austral e do Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, com atividades voltadas à pesquisa e educação ambiental no litoral sul de Santa Catarina. O presente trabalho tem como objetivo relatar a importância do trabalho de conservação da baleia-franca, executado pelo Instituto Australis/ProFRANCA através da impressão pessoal obtida durante a execução do estágio. A pesquisa de monitoramento terrestre é uma das metodologias de estudo realizadas pelo ProFRANCA, executada por estagiários a partir de um ponto fixo pré-determinado, durante a temporada da baleia-franca. Essa atividade é muito importante para a conservação da espécie, pois tem o objetivo ampliar o conhecimento científico a respeito dos padrões de distribuição e comportamento da baleia-franca, no litoral sul de Santa Catarina. Além dibsso, o Instituto Australis possui um espaço aberto para visitação do público, o Centro de Visitantes, onde é realizado relevante trabalho de educação e sensibilização em prol da conservação da espécie e dos ecossistemas marinhos. Os resultados abordam as metodologias utilizadas pelo ProFRANCA e as atividades desenvolvidas durante o programa de estágio, com as impressões obtidas após aproximadamente 600 horas de atividades realizadas. A experiência permitiu obter conhecimento e concluir que as atividades de pesquisa realizadas pelo ProFRANCA em conjunto com as práticas de educação ambiental voltadas para o público geral, reforçam a importância deste trabalho como ferramenta para conservação da espécie. Por fim, percebeu-se como a participação no programa PIBID CAPES também agregou na formação da autora como licenciada em Ciências Biológicas agregando conhecimento e segurança na realização de atividades de EA envolvendo o público.

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