Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL A PARTIR DOS PROGRAMAS DE FOMENTO À FORMAÇÃO DOCENTE

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

A formação de professores está prevista nas políticas educacionais, que dispõe sobre a necessidade de ações formativas que articulem pesquisa e ensino. Algumas dessas ações são fomentadas pela Política Nacional para Formação de Professores, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e realizadas em parceria Universidade-Escola. Vivenciamos até 2024 dois programas de fomento: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e o Programa de Residência Pedagógica. Ambos objetivam superar a dicotomia teoria/prática, aumentando o espaço/tempo formativo dentro das escolas de Educação Básica, cada um com suas especificidades. Por meio desses programas, ocorre a imersão de licenciandos nas escolas, acompanhados de um professor supervisor/preceptor da escola e de um docente orientador na Instituição de Ensino Superior, visando a formação teórico-prática dos envolvidos e a transformação das práticas educativas escolares. Tendo em vista a importância desses programas e as mudanças recentes nas políticas que os prescrevem, é importante compreender seus impactos. Assim, objetivou-se nesta pesquisa investigar como esses programas de fomento à formação docente afetaram duas escolas-campo em São Gabriel/RS, a práxis da professora que nelas atuou como supervisora/preceptora e a formação acadêmico-profissional da mesma e de acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas-Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa, que foram bolsistas entre 2018 e 2024. Esta pesquisa exploratória e qualitativa caracteriza-se como um estudo de caso. Foram instrumentos de coleta de dados formulários online, com uma questão dirigida aos gestores, outra aos Residentes e Pibidianos, e a terceira à supervisora/preceptora. Os questionamentos foram respondidos com uma pequena narrativa e a análise dos dados coletados realizada utilizando-se da metodologia de Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que esses programas contribuíram com as escolas-campo por meio de novas ideias e atividades diferenciadas para os estudantes, enriquecendo a prática pedagógica e possibilitando a formação teórico-prática aprofundada dos envolvidos.

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