GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: POLÍTICAS DE SELEÇÃO DO GESTOR MUNICIPAL DESTA MODALIDADE EM CAXIAS DO SUL
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120755 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 491 "inscrito_id" => 1046 "titulo" => "GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: POLÍTICAS DE SELEÇÃO DO GESTOR MUNICIPAL DESTA MODALIDADE EM CAXIAS DO SUL" "resumo" => "O presente trabalho apresenta resultados parciais do Projeto de Pesquisa do Mestrado em Educação, que objetiva compreender quem é o Gestor de Educação Especial e, principalmente, quais foram as políticas (técnicas e formativas) utilizadas para a designação deste profissional para a função do Gestor em Educação Especial, no período de 1999 a 2024, na Rede Municipal de Caxias do Sul/RS. Muito se sabe da formação necessária do Professor que atua na Modalidade de Educação Especial, especificamente no Atendimento Educacional Especializado (AEE), uma vez que é definido por legislações federais e municipais e que é incentivado a realizar formações permanentes e continuadas. Em contrapartida, nada se fala sobre os profissionais da educação que gerenciam estes professores e administram as políticas da Modalidade Educação Especial nas redes municipais de ensino. Para a realização deste trabalho a metodologia utilizada é constituída por uma abordagem qualitativa de natureza descritiva e interpretativa, através de métodos mistos. Assim sendo, nesta abordagem qualitativa utilizei a pesquisa documental procedendo o resgate e a análise criteriosa das legislações, nacionais e municipais atinentes ao tema. Por ser este um tema considerado inovador, utilizarei os teórico Ball(1992), Yin(2014) e Bardin,(2011). São resultados parciais dessa pesquisa seis(6) tópicos que definem o perfil do Gestor em Educação Especial, sendo: Formação Acadêmica, Conhecimento Técnico, Experiência Prática, Habilidades Interpessoais, Atualização Contínua e Gestão e Liderança. Estes tópicos foram elencados à partir da análise das legislações e dos estudos feitos que compõem esta pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 07: Políticas públicas e identidade docente." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1046_TB491_09032025170216.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATHIA MARIS MARIANI SONALIO" "autor_nome_curto" => "KATHIA" "autor_email" => "kmsonalio@caxias.rs.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120755 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 491 "inscrito_id" => 1046 "titulo" => "GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: POLÍTICAS DE SELEÇÃO DO GESTOR MUNICIPAL DESTA MODALIDADE EM CAXIAS DO SUL" "resumo" => "O presente trabalho apresenta resultados parciais do Projeto de Pesquisa do Mestrado em Educação, que objetiva compreender quem é o Gestor de Educação Especial e, principalmente, quais foram as políticas (técnicas e formativas) utilizadas para a designação deste profissional para a função do Gestor em Educação Especial, no período de 1999 a 2024, na Rede Municipal de Caxias do Sul/RS. Muito se sabe da formação necessária do Professor que atua na Modalidade de Educação Especial, especificamente no Atendimento Educacional Especializado (AEE), uma vez que é definido por legislações federais e municipais e que é incentivado a realizar formações permanentes e continuadas. Em contrapartida, nada se fala sobre os profissionais da educação que gerenciam estes professores e administram as políticas da Modalidade Educação Especial nas redes municipais de ensino. Para a realização deste trabalho a metodologia utilizada é constituída por uma abordagem qualitativa de natureza descritiva e interpretativa, através de métodos mistos. Assim sendo, nesta abordagem qualitativa utilizei a pesquisa documental procedendo o resgate e a análise criteriosa das legislações, nacionais e municipais atinentes ao tema. Por ser este um tema considerado inovador, utilizarei os teórico Ball(1992), Yin(2014) e Bardin,(2011). São resultados parciais dessa pesquisa seis(6) tópicos que definem o perfil do Gestor em Educação Especial, sendo: Formação Acadêmica, Conhecimento Técnico, Experiência Prática, Habilidades Interpessoais, Atualização Contínua e Gestão e Liderança. Estes tópicos foram elencados à partir da análise das legislações e dos estudos feitos que compõem esta pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 07: Políticas públicas e identidade docente." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1046_TB491_09032025170216.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATHIA MARIS MARIANI SONALIO" "autor_nome_curto" => "KATHIA" "autor_email" => "kmsonalio@caxias.rs.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }