Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: POLÍTICAS DE SELEÇÃO DO GESTOR MUNICIPAL DESTA MODALIDADE EM CAXIAS DO SUL

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados parciais do Projeto de Pesquisa do Mestrado em Educação, que objetiva compreender quem é o Gestor de Educação Especial e, principalmente, quais foram as políticas (técnicas e formativas) utilizadas para a designação deste profissional para a função do Gestor em Educação Especial, no período de 1999 a 2024, na Rede Municipal de Caxias do Sul/RS. Muito se sabe da formação necessária do Professor que atua na Modalidade de Educação Especial, especificamente no Atendimento Educacional Especializado (AEE), uma vez que é definido por legislações federais e municipais e que é incentivado a realizar formações permanentes e continuadas. Em contrapartida, nada se fala sobre os profissionais da educação que gerenciam estes professores e administram as políticas da Modalidade Educação Especial nas redes municipais de ensino. Para a realização deste trabalho a metodologia utilizada é constituída por uma abordagem qualitativa de natureza descritiva e interpretativa, através de métodos mistos. Assim sendo, nesta abordagem qualitativa utilizei a pesquisa documental procedendo o resgate e a análise criteriosa das legislações, nacionais e municipais atinentes ao tema. Por ser este um tema considerado inovador, utilizarei os teórico Ball(1992), Yin(2014) e Bardin,(2011). São resultados parciais dessa pesquisa seis(6) tópicos que definem o perfil do Gestor em Educação Especial, sendo: Formação Acadêmica, Conhecimento Técnico, Experiência Prática, Habilidades Interpessoais, Atualização Contínua e Gestão e Liderança. Estes tópicos foram elencados à partir da análise das legislações e dos estudos feitos que compõem esta pesquisa.

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