"INTEGRAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PIBID: FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM LETRAS E ARTES E A PREPARAÇÃO PARA A OBSERVAÇÃO ESCOLAR"
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120453 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 71 "inscrito_id" => 13 "titulo" => ""INTEGRAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PIBID: FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM LETRAS E ARTES E A PREPARAÇÃO PARA A OBSERVAÇÃO ESCOLAR"" "resumo" => "O subprojeto interdisciplinar PIBID Linguagem e Comunicação e Artes, vinculado ao Setor Litoral da UFPR, iniciado em dezembro de 2024 (Edital 10/24 CAPES), busca integrar licenciandos de Letras e Artes ao contexto escolar, promovendo práticas pedagógicas inovadoras que conectam teoria e prática. Com ênfase em educação cultural e literária, o projeto visa capacitar futuros professores para os desafios das escolas públicas, ampliando sua formação crítica e interdisciplinar. O grupo é composto por 5 discentes do curso de Artes, 19 do curso de Linguagem e Comunicação (Letras Português), e 3 professores supervisores. Atualmente, os bolsistas estão em fase de preparação teórica para iniciar as atividades nas escolas no início de 2025. Os licenciandos foram agrupados de forma interdisciplinar, sendo supervisionados por professores de Letras ou Artes. As escolas-parceiras, uma municipal e uma estadual, começarão as atividades em fevereiro de 2025 e receberão os estudantes para observações regulares e reflexões críticas, registradas em diários de bordo. Neste momento, o foco está na preparação dos bolsistas para a fase de observação do contexto escolar, considerando que muitos ainda não realizaram estágios ou cursaram a disciplina de Didática. A orientação visa introduzir conceitos que fundamentem uma observação planejada e sistemática, com o objetivo de que os discentes realizem uma observação não-participante inicial. Esse processo evoluirá para uma observação estruturada, com foco e categorias de análise específicas (Dornyei, 2007), permitindo que os futuros professores se integrem progressivamente às atividades escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID13_TB71_04032025195002.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA SILVA VELOSO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fervel1981@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120453 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 71 "inscrito_id" => 13 "titulo" => ""INTEGRAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PIBID: FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM LETRAS E ARTES E A PREPARAÇÃO PARA A OBSERVAÇÃO ESCOLAR"" "resumo" => "O subprojeto interdisciplinar PIBID Linguagem e Comunicação e Artes, vinculado ao Setor Litoral da UFPR, iniciado em dezembro de 2024 (Edital 10/24 CAPES), busca integrar licenciandos de Letras e Artes ao contexto escolar, promovendo práticas pedagógicas inovadoras que conectam teoria e prática. Com ênfase em educação cultural e literária, o projeto visa capacitar futuros professores para os desafios das escolas públicas, ampliando sua formação crítica e interdisciplinar. O grupo é composto por 5 discentes do curso de Artes, 19 do curso de Linguagem e Comunicação (Letras Português), e 3 professores supervisores. Atualmente, os bolsistas estão em fase de preparação teórica para iniciar as atividades nas escolas no início de 2025. Os licenciandos foram agrupados de forma interdisciplinar, sendo supervisionados por professores de Letras ou Artes. As escolas-parceiras, uma municipal e uma estadual, começarão as atividades em fevereiro de 2025 e receberão os estudantes para observações regulares e reflexões críticas, registradas em diários de bordo. Neste momento, o foco está na preparação dos bolsistas para a fase de observação do contexto escolar, considerando que muitos ainda não realizaram estágios ou cursaram a disciplina de Didática. A orientação visa introduzir conceitos que fundamentem uma observação planejada e sistemática, com o objetivo de que os discentes realizem uma observação não-participante inicial. Esse processo evoluirá para uma observação estruturada, com foco e categorias de análise específicas (Dornyei, 2007), permitindo que os futuros professores se integrem progressivamente às atividades escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID13_TB71_04032025195002.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA SILVA VELOSO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fervel1981@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }