VIVÊNCIAS NO PIBID ARTES VISUAIS: APRENDIZADOS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120604 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 283 "inscrito_id" => 549 "titulo" => "VIVÊNCIAS NO PIBID ARTES VISUAIS: APRENDIZADOS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O presente trabalho relata nossas vivências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), realizado entre 2022 e 2023 na Escola Básica Estadual Érico Veríssimo, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. A experiência proporcionou nosso primeiro contato com a docência sob uma nova perspectiva, agora como futuros professores. Para embasar nossa reflexão, adotamos a metodologia de Relato de Experiências, que possibilita narrar e compartilhar memórias e vivências durante a nossa trajetória no PIBID. O estudo fundamenta-se em Frago, que discute a importância de um espaço próprio para o ensino de Artes, assim como existia na Escola Érico Veríssimo; Freire, Leite e Carvalho, que enfatizam a educação como um processo transformador, de trocas entre estudantes, docentes e nós, bolsistas, auxiliando na construção do conhecimento para todos os envolvidos. Entre os principais resultados, destacamos a necessidade de ter a nossa visão ampliada para pensar e adaptar propostas artísticas aos materiais e ambientes disponíveis na escola, além da relevância da sala de Artes para estimular a criatividade dos estudantes e promover uma aprendizagem significativa, considerando que muitas escolas não possuem esse espaço. A existência desse ambiente possibilitou interações e atividades que dificilmente ocorreriam em uma sala de aula convencional. Além disso, a orientação da professora supervisora Adriane Carvalho Nunes foi essencial para nossa formação docente, exercitando nossa criatividade, nos mostrando um novo olhar para cada elemento e suas possibilidades de criação, além de valorizar o afeto e o diálogo como aspectos fundamentais do processo educativo. Nossa participação no PIBID permitiu vivenciar desafios e enxergar novas possibilidades no ensino de Artes, nos fortalecendo como futuros docentes e reafirmando a necessidade de um ensino comprometido com a formação dos estudantes, considerando cada área de conhecimento e suas especificidades." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID549_TB283_10032025103251.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA KOAKUTSU" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camilakoakutsu003@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120604 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 283 "inscrito_id" => 549 "titulo" => "VIVÊNCIAS NO PIBID ARTES VISUAIS: APRENDIZADOS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O presente trabalho relata nossas vivências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), realizado entre 2022 e 2023 na Escola Básica Estadual Érico Veríssimo, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. A experiência proporcionou nosso primeiro contato com a docência sob uma nova perspectiva, agora como futuros professores. Para embasar nossa reflexão, adotamos a metodologia de Relato de Experiências, que possibilita narrar e compartilhar memórias e vivências durante a nossa trajetória no PIBID. O estudo fundamenta-se em Frago, que discute a importância de um espaço próprio para o ensino de Artes, assim como existia na Escola Érico Veríssimo; Freire, Leite e Carvalho, que enfatizam a educação como um processo transformador, de trocas entre estudantes, docentes e nós, bolsistas, auxiliando na construção do conhecimento para todos os envolvidos. Entre os principais resultados, destacamos a necessidade de ter a nossa visão ampliada para pensar e adaptar propostas artísticas aos materiais e ambientes disponíveis na escola, além da relevância da sala de Artes para estimular a criatividade dos estudantes e promover uma aprendizagem significativa, considerando que muitas escolas não possuem esse espaço. A existência desse ambiente possibilitou interações e atividades que dificilmente ocorreriam em uma sala de aula convencional. Além disso, a orientação da professora supervisora Adriane Carvalho Nunes foi essencial para nossa formação docente, exercitando nossa criatividade, nos mostrando um novo olhar para cada elemento e suas possibilidades de criação, além de valorizar o afeto e o diálogo como aspectos fundamentais do processo educativo. Nossa participação no PIBID permitiu vivenciar desafios e enxergar novas possibilidades no ensino de Artes, nos fortalecendo como futuros docentes e reafirmando a necessidade de um ensino comprometido com a formação dos estudantes, considerando cada área de conhecimento e suas especificidades." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID549_TB283_10032025103251.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA KOAKUTSU" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camilakoakutsu003@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }