Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

HISTORICIDADE E TOTALIDADE NO ENSINO DE ARTE: REFLEXÕES A PARTIR DO MATERIAL PEDAGÓGICO "RUPTURAS NO CAMPO DA ARTE.

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este trabalho integra o “Projeto de Pesquisa Espaços Expositivos de Arte Contemporânea, diálogos com ambientes virtuais de formação” desenvolvido durante os anos de 2022 a 2025. Com o objetivo de Investigar as potencialidades de formação de professores de artes no âmbito das tecnologias, em especial com plataformas de aprendizagem e dispositivos para a mediação do ensino de arte criados por artistas e espaços expositivos de arte contemporânea. O projeto contou com financiamento do CNPq, edital Universal envolvendo estudantes dos cursos de licenciatura em artes visuais e pós-graduação dos programas PPGAV e FAED da UDESC. A metodologia deste artigo consistiu em elencar categorias essenciais presentes no material “Rupturas no Campo da Arte” (Fonseca da Silva, 2024). Com base em autores como Kosik (1976), Marx (2015) e Vázquez (1978), Para este artigo escolhemos aprofundar as categorias historicidade e totalidade, buscando identificar como elas contribuem para pensar o Ensino de Arte numa perspectiva histórico-crítica. Finalmente concluímos que nos colocamos a pensar tais conceitos como totalidade e historicidade dentro de uma perspectiva marxista, para não somente fundamentar referencialmente o material desenvolvido, como também, dialogar sobre os mesmos juntamente a práxis docente dentro do campo de artes visuais. Assim, ao pensar os fatos e os fenômenos dentro da produção humana, no intuito de compreender como o professor pode abordar os conteúdos clássicos e essenciais, para o desenvolvimento discente, uma vez que, através de eixos temáticos ou “rupturas”, que permeiam a realidade concreta da produção estética da humanidade, os alunos possam se apropriar de tais conteúdos. Desta forma, o ensino de artes visuais tem como primazia refletir e pensar questões nucleares que constituem criticamente e historicamente o pensamento científico, estético e filosófico da arte.

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