Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

A FORMAÇÃO DOCENTE E O CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DECOLONIAL A PARTIR DOS CURSOS DE PEDAGOGIA

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O trabalho investiga os currículos dos cursos de Pedagogia dos Institutos Federais no Brasil sob a perspectiva decolonial. A formação docente é realizada por sujeitos que são constituídos pelos conhecimentos socialmente construídos e o currículo é um espaço de disputas ideológicas, culturais e políticas, pois ele é a base para a formação de uma sociedade que pode ser constituída sob os pilares da interculturalidade ou da imposição cultural colonial. A decolonialidade é um movimento surgido na década de 1990, na América Latina, com a participação de pesquisadores, lideranças e movimentos sociais que apontam para uma perspectiva outra de poder, ser e saber. No currículo, ela pode estar presente em disciplinas, bibliografias e metodologias que dialoguem com uma educação outra, produzida a partir da realidade e das epistemologias dialógicas e participativas. A decolonialidade rompe com o pensamento eurocêntrico e aponta para a superação das relações de poder, ser e saber colonizadores de territórios, corpos e natureza. Por meio do levantamento dos componentes curriculares disponibilizados nos PPCs dos cursos em sites, foi possível identificar e quantificar os cursos que oferecem disciplinas voltadas às relações étnico-raciais e gênero, sexualidade. A presença dessas disciplinas aponta para a valorização da diversidade cultural e para a formação de educadores mais críticos. Ao mesmo tempo, a ausência evidencia desafios na incorporação de epistemologias não hegemônicas nos currículos, pois denota uma compreensão colonial de formação, com base em referenciais estranhos à história, cultura e sociedade dos povos que vivem fora do centro de poder mundial, a saber, Europa e Estados Unidos, principalmente. Nos dados preliminares, encontramos um número significativo de cursos que contemplam as disciplinas mencionadas. Em continuidade, será aprofundada a análise das ementas e bibliografias desses componentes curriculares a fim de qualificar a pesquisa sobre a formação de professores na perspectiva decolonial.

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