AS POTENCIALIDADES DO PREVEC COMO UM TERRITÓRIO PARA APRENDÊNCIA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120803 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 572 "inscrito_id" => 1428 "titulo" => "AS POTENCIALIDADES DO PREVEC COMO UM TERRITÓRIO PARA APRENDÊNCIA" "resumo" => "Os processos educativos na contemporaneidade colocam os aprendentes frente a oportunidades e desafios. A urgente necessidade de se ampliar o acesso à educação formal, principalmente na etapa do Ensino Superior, legitima iniciativas alinhadas a este objetivo, bem como a utilização de estratégias e de espaços provenientes da educação não formal, além do uso de recursos próprios da cibercultura. Neste contexto, a oferta de cursinhos preparatórios comunitários para o vestibular faz um diálogo produtivo com os princípios extensionistas das universidades públicas e com as demandas da população jovem e adulta da classe trabalhadora. O cursinho Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), Modalidade Remota, da Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, é um exemplo disso. Em oferta iniciada no período pandêmico, busca encaminhamentos didáticos-metodológicos alinhados ao perfil de seus cursistas: estudantes egressos das escolas públicas, que buscam a flexibilidade de aulas ofertadas on-line e pertencem a uma geração acostumada com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Esses encaminhamentos abarcam a busca por metodologias ativas e a utilização de tecnologias educacionais sustentada por uma concepção horizontal dos processos educativos. O objetivo deste relato de experiência é socializar a docência de um voluntário do Prevec que foi, ao mesmo tempo, cursista. Em suas atividades, foi proposta a utilização da Sala de Aula Invertida, tendo como suporte o Google Meet, o Class Room, o Whats App, o Socrative e o Kahoot. Como encaminhamento metodológico, recorremos à cartografia que, a partir de um relato escrito do docente-cursista e em relatos de cursistas, permite entradas subjetivas na problematização alinhavada acerca da aprendência na cibercultura. A paisagem emoldurada traz as possibilidades de se recorrer a cibercultura para investir em processos educativos mais potentes, que não se vergam a uma finalidade material como um exame ou certificação; ao contrário, ampliam, aos neles inseridos, as fronteiras a serem rompidas." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1428_TB572_10032025201906.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITORIA DOS SANTOS TURQUENITCH" "autor_nome_curto" => "VITORIA" "autor_email" => "vitoria.dossantos.job@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120803 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 572 "inscrito_id" => 1428 "titulo" => "AS POTENCIALIDADES DO PREVEC COMO UM TERRITÓRIO PARA APRENDÊNCIA" "resumo" => "Os processos educativos na contemporaneidade colocam os aprendentes frente a oportunidades e desafios. A urgente necessidade de se ampliar o acesso à educação formal, principalmente na etapa do Ensino Superior, legitima iniciativas alinhadas a este objetivo, bem como a utilização de estratégias e de espaços provenientes da educação não formal, além do uso de recursos próprios da cibercultura. Neste contexto, a oferta de cursinhos preparatórios comunitários para o vestibular faz um diálogo produtivo com os princípios extensionistas das universidades públicas e com as demandas da população jovem e adulta da classe trabalhadora. O cursinho Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), Modalidade Remota, da Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, é um exemplo disso. Em oferta iniciada no período pandêmico, busca encaminhamentos didáticos-metodológicos alinhados ao perfil de seus cursistas: estudantes egressos das escolas públicas, que buscam a flexibilidade de aulas ofertadas on-line e pertencem a uma geração acostumada com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Esses encaminhamentos abarcam a busca por metodologias ativas e a utilização de tecnologias educacionais sustentada por uma concepção horizontal dos processos educativos. O objetivo deste relato de experiência é socializar a docência de um voluntário do Prevec que foi, ao mesmo tempo, cursista. Em suas atividades, foi proposta a utilização da Sala de Aula Invertida, tendo como suporte o Google Meet, o Class Room, o Whats App, o Socrative e o Kahoot. Como encaminhamento metodológico, recorremos à cartografia que, a partir de um relato escrito do docente-cursista e em relatos de cursistas, permite entradas subjetivas na problematização alinhavada acerca da aprendência na cibercultura. A paisagem emoldurada traz as possibilidades de se recorrer a cibercultura para investir em processos educativos mais potentes, que não se vergam a uma finalidade material como um exame ou certificação; ao contrário, ampliam, aos neles inseridos, as fronteiras a serem rompidas." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1428_TB572_10032025201906.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITORIA DOS SANTOS TURQUENITCH" "autor_nome_curto" => "VITORIA" "autor_email" => "vitoria.dossantos.job@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }