OLHOS D’ÁGUA NA SALA DE AULA: LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E FORMAÇÃO CRÍTICA NO PIBID
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120573 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 236 "inscrito_id" => 834 "titulo" => "OLHOS D’ÁGUA NA SALA DE AULA: LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E FORMAÇÃO CRÍTICA NO PIBID" "resumo" => "Este trabalho apresenta os encaminhamentos metodológicos adotados na turma de 6º ano durante a edição do PIBID 2022-2024, subprojeto em Língua Portuguesa, com a temática de leitura afro-brasileira, no Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto. A sequência didática foi desenvolvida entre maio e julho de 2023, tendo como obra central Olhos D’Água (2014), de Conceição Evaristo. Foram utilizadas as metodologias de leitura compartilhada (Bräkling, 2004) e leitura programada (Tocchet, 2016), aplicadas aos contos: “Olhos d’água”, “Maria”, “Zaíta, esqueceu de guardar os brinquedos”, “Lumbiá”, “Ei, Ardoca” e “Ayoluwa, a alegria de nosso povo”. Essas narrativas apresentam personagens negras que vivenciam situações de injustiça social, política e econômica, temas essenciais para discussão em sala de aula, conforme as Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008, incorporadas ao currículo da BNCC para promover a valorização das identidades afro-brasileira e indígena e combater a exclusão social. A sequência didática foi estruturada a partir do modelo de letramento literário de Rildo Cosson (2014), composto por quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. Na motivação, os alunos realizaram uma triagem inicial sobre suas primeiras impressões por meio de um formulário on-line e, posteriormente, exploraram e leram obras afro-brasileiras disponíveis na biblioteca da escola. Na introdução, a autora e o livro foram apresentados por meio de slides. Por fim, a leitura foi conduzida de forma compartilhada para os três primeiros contos e programada para os três últimos, promovendo diálogos antes, durante e depois da leitura para estimular a interpretação crítica dos estudantes. Os resultados indicam transformação expressiva na formação dos alunos, tornando-os mais empáticos e atentos às questões sociais. Além disso, a experiência ampliou o interesse dos estudantes pela leitura de outras obras de Conceição Evaristo e de autores negros, contribuindo para a construção de uma consciência crítica sobre desigualdades raciais e sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID834_TB236_08032025122523.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "STEPHANIE RODRIGUES DA MOTA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "STEPHANIE" "autor_email" => "stepvieira13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120573 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 236 "inscrito_id" => 834 "titulo" => "OLHOS D’ÁGUA NA SALA DE AULA: LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E FORMAÇÃO CRÍTICA NO PIBID" "resumo" => "Este trabalho apresenta os encaminhamentos metodológicos adotados na turma de 6º ano durante a edição do PIBID 2022-2024, subprojeto em Língua Portuguesa, com a temática de leitura afro-brasileira, no Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto. A sequência didática foi desenvolvida entre maio e julho de 2023, tendo como obra central Olhos D’Água (2014), de Conceição Evaristo. Foram utilizadas as metodologias de leitura compartilhada (Bräkling, 2004) e leitura programada (Tocchet, 2016), aplicadas aos contos: “Olhos d’água”, “Maria”, “Zaíta, esqueceu de guardar os brinquedos”, “Lumbiá”, “Ei, Ardoca” e “Ayoluwa, a alegria de nosso povo”. Essas narrativas apresentam personagens negras que vivenciam situações de injustiça social, política e econômica, temas essenciais para discussão em sala de aula, conforme as Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008, incorporadas ao currículo da BNCC para promover a valorização das identidades afro-brasileira e indígena e combater a exclusão social. A sequência didática foi estruturada a partir do modelo de letramento literário de Rildo Cosson (2014), composto por quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. Na motivação, os alunos realizaram uma triagem inicial sobre suas primeiras impressões por meio de um formulário on-line e, posteriormente, exploraram e leram obras afro-brasileiras disponíveis na biblioteca da escola. Na introdução, a autora e o livro foram apresentados por meio de slides. Por fim, a leitura foi conduzida de forma compartilhada para os três primeiros contos e programada para os três últimos, promovendo diálogos antes, durante e depois da leitura para estimular a interpretação crítica dos estudantes. Os resultados indicam transformação expressiva na formação dos alunos, tornando-os mais empáticos e atentos às questões sociais. Além disso, a experiência ampliou o interesse dos estudantes pela leitura de outras obras de Conceição Evaristo e de autores negros, contribuindo para a construção de uma consciência crítica sobre desigualdades raciais e sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID834_TB236_08032025122523.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "STEPHANIE RODRIGUES DA MOTA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "STEPHANIE" "autor_email" => "stepvieira13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }