Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

OLHOS D’ÁGUA NA SALA DE AULA: LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E FORMAÇÃO CRÍTICA NO PIBID

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta os encaminhamentos metodológicos adotados na turma de 6º ano durante a edição do PIBID 2022-2024, subprojeto em Língua Portuguesa, com a temática de leitura afro-brasileira, no Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto. A sequência didática foi desenvolvida entre maio e julho de 2023, tendo como obra central Olhos D’Água (2014), de Conceição Evaristo. Foram utilizadas as metodologias de leitura compartilhada (Bräkling, 2004) e leitura programada (Tocchet, 2016), aplicadas aos contos: “Olhos d’água”, “Maria”, “Zaíta, esqueceu de guardar os brinquedos”, “Lumbiá”, “Ei, Ardoca” e “Ayoluwa, a alegria de nosso povo”. Essas narrativas apresentam personagens negras que vivenciam situações de injustiça social, política e econômica, temas essenciais para discussão em sala de aula, conforme as Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008, incorporadas ao currículo da BNCC para promover a valorização das identidades afro-brasileira e indígena e combater a exclusão social. A sequência didática foi estruturada a partir do modelo de letramento literário de Rildo Cosson (2014), composto por quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. Na motivação, os alunos realizaram uma triagem inicial sobre suas primeiras impressões por meio de um formulário on-line e, posteriormente, exploraram e leram obras afro-brasileiras disponíveis na biblioteca da escola. Na introdução, a autora e o livro foram apresentados por meio de slides. Por fim, a leitura foi conduzida de forma compartilhada para os três primeiros contos e programada para os três últimos, promovendo diálogos antes, durante e depois da leitura para estimular a interpretação crítica dos estudantes. Os resultados indicam transformação expressiva na formação dos alunos, tornando-os mais empáticos e atentos às questões sociais. Além disso, a experiência ampliou o interesse dos estudantes pela leitura de outras obras de Conceição Evaristo e de autores negros, contribuindo para a construção de uma consciência crítica sobre desigualdades raciais e sociais.

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