Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

VAI TER JOGO HOJE? RELATO DE UM EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO VEM PRA CÁ

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Na região do Vale do Taquari/RS, atualmente, vive um número expressivo de refugiados e migrantes de diferentes nacionalidades, em especial, senegaleses, haitianos, angolanos e venezuelanos, que trabalham ou estão à procura de emprego. Essa nova realidade, em um processo de migrações, fuga de áreas em conflito e miséria, instaurou uma nova demanda: implementação de projetos que visem ao ensino do português como língua adicional a esses migrantes e refugiados. Nesse contexto, visando à inserção social de grupos de refugiados e migrantes foi criado no ano de 2014 o Projeto de extensão Vem pra cá, vinculado ao Programa Arte, Linguagem e Memória, da Universidade do Vale do Taquari – Univates. Acreditamos que os jogos facilitem a aprendizagem de uma língua. De acordo com Maluf (2003, p.13), os jogos e as brincadeiras reúnem potencialidades, desenvolvem iniciativas, exercitam capacidades de concentrar a atenção, descobrir, criar e, especialmente, de permanecer em atividade. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo refletir sobre o uso de jogos didáticos para a o ensino de português para falantes de outras línguas. O trabalho foi desenvolvido com um grupo de 25 imigrantes, participantes do projeto de extensão Vem pra cá. Os jogos foram planejados por acadêmicos, professores e voluntários do projeto envolvendo temas trabalhados por meio de unidades didáticas no decorrer do segundo semestre de 2023. Neste trabalho, analisamos cinco jogos didáticos que tiveram como finalidade trabalhar questões gramaticais do português. Discutimos se os jogos contribuíram para o aprendizado do português. Concluímos que os jogos oportunizaram aos imigrantes o aprender o português de forma lúdica. Além disso, percebemos que os jogos possibilitaram aos alunos não somente aprender um novo código, mas também, por meio do uso da língua, interagir com os colegas da turma.

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