OFICINA DE ESCRITA: LETRAMENTOS EM REDAÇÃO
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120631 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 318 "inscrito_id" => 1094 "titulo" => "OFICINA DE ESCRITA: LETRAMENTOS EM REDAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho objetiva apresentar as ações de um Projeto de Extensão focado na promoção do respeito às diversidades sociais e étnico-raciais por meio de práticas de letramentos em redação. O fortalecimento da luta pela implementação das Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008, tão importantes para a reconstrução de um país que busca a prevalência do respeito e da dialogicidade, apresenta-se como uma pauta de extrema relevância em todos os espaços da sociedade. O Projeto de Extensão intitulado “Práticas de Letramento em Redação - Oficina de Escrita”, fomentado com recurso do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul, propôs a realização de uma Oficina de Escrita cujos materiais utilizados foram, obrigatoriamente, produzidos por autores e autoras negros/as, indígenas e pertencentes à comunidade LGBTQIAPN+. A pesquisa está ancorada nas concepções dos multiletramentos (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020) e utiliza uma metodologia participativa, promovendo o envolvimento ativo dos educandos (as) no processo de aprendizagem. A partir de práticas de letramentos em redação, ações que fomentem o respeito à diversidade nos espaços escolares e não escolares se mostram urgentes para a construção de uma educação democrática, antirracista e inclusiva na educação brasileira. A Oficina de Escrita foi desenvolvida de julho a dezembro de 2024 em um espaço de educação não escolar, o Centro da Juventude da Vila Cruzeiro, na cidade de Porto Alegre - RS. Os Centros da Juventude são espaços abertos à comunidade que oferecem qualificação profissional e atividades de lazer a jovens entre 15 e 24 anos, promovendo acolhimento, apoio social, cultura e educação. Na busca por uma educação transformadora, o projeto contribuiu para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, integrando a multimodalidade e valorizando a diversidade." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1094_TB318_10032025154512.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA DOS SANTOS PADILHA" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camilassapadilha@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL (UERGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120631 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 318 "inscrito_id" => 1094 "titulo" => "OFICINA DE ESCRITA: LETRAMENTOS EM REDAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho objetiva apresentar as ações de um Projeto de Extensão focado na promoção do respeito às diversidades sociais e étnico-raciais por meio de práticas de letramentos em redação. O fortalecimento da luta pela implementação das Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008, tão importantes para a reconstrução de um país que busca a prevalência do respeito e da dialogicidade, apresenta-se como uma pauta de extrema relevância em todos os espaços da sociedade. O Projeto de Extensão intitulado “Práticas de Letramento em Redação - Oficina de Escrita”, fomentado com recurso do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul, propôs a realização de uma Oficina de Escrita cujos materiais utilizados foram, obrigatoriamente, produzidos por autores e autoras negros/as, indígenas e pertencentes à comunidade LGBTQIAPN+. A pesquisa está ancorada nas concepções dos multiletramentos (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020) e utiliza uma metodologia participativa, promovendo o envolvimento ativo dos educandos (as) no processo de aprendizagem. A partir de práticas de letramentos em redação, ações que fomentem o respeito à diversidade nos espaços escolares e não escolares se mostram urgentes para a construção de uma educação democrática, antirracista e inclusiva na educação brasileira. A Oficina de Escrita foi desenvolvida de julho a dezembro de 2024 em um espaço de educação não escolar, o Centro da Juventude da Vila Cruzeiro, na cidade de Porto Alegre - RS. Os Centros da Juventude são espaços abertos à comunidade que oferecem qualificação profissional e atividades de lazer a jovens entre 15 e 24 anos, promovendo acolhimento, apoio social, cultura e educação. Na busca por uma educação transformadora, o projeto contribuiu para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, integrando a multimodalidade e valorizando a diversidade." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1094_TB318_10032025154512.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA DOS SANTOS PADILHA" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camilassapadilha@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL (UERGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }