DA TERRA AO CONHECIMENTO: A PRODUÇÃO DE TINTAS NATURAIS NO ENSINO INTERDISCIPLINAR
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120732 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 463 "inscrito_id" => 1319 "titulo" => "DA TERRA AO CONHECIMENTO: A PRODUÇÃO DE TINTAS NATURAIS NO ENSINO INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "Na Escola Alberto Wardenski, em Canoinhas/SC, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) proporcionou aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a oportunidade de atuar no reforço escolar. Além disso, os bolsistas desenvolveram diversas atividades interdisciplinares com os alunos, conectando os conteúdos escolares à agroecologia. A produção de tintas naturais à base de terra, foi uma das diversas atividades que promoveu aprendizagens contextualizadas e sustentáveis. Ela foi dividida em quatro etapas: inicialmente, os alunos pesquisaram sobre os solos locais, analisando suas composições, cores e texturas; em seguida, realizaram a coleta de amostras em diferentes áreas ao redor da escola; depois, secaram por cerca de uma semana e peneirada para obtenção dos pigmentos em pó; por fim, produziram uma tinta utilizando o pó que foi misturando com uma cola natural feito com farinha de trigo e água. Durante os testes em diferentes superfícies, os alunos observaram a variação de cores conforme a origem dos solos, além das diferenças na fixação e textura. O processo possibilitou reflexões sobre as propriedades dos materiais naturais e a sua interação com elementos químicos, relacionando conhecimentos entre diversas disciplinas. A experiência não apenas estimulou a criatividade dos estudantes, mas também valorizou saberes tradicionais e práticas sustentáveis, promovendo um ensino interdisciplinar e alinhado à realidade do campo. A produção de cartazes coloridos pode evidenciar o vínculo dos alunos com a sua cultura local e demonstrou a viabilidade do uso de recursos naturais como ferramentas didáticas. Essa experiência pedagógica permitiu que os bolsistas, experimentassem novas formas de ensinar e percebessem como pequenas iniciativas podem tornar o aprendizado mais significativo e conectado à vida dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1319_TB463_10032025221245.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONAS ANTUNES" "autor_nome_curto" => "Jonas Antunes" "autor_email" => "jonas-antunes1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120732 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 463 "inscrito_id" => 1319 "titulo" => "DA TERRA AO CONHECIMENTO: A PRODUÇÃO DE TINTAS NATURAIS NO ENSINO INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "Na Escola Alberto Wardenski, em Canoinhas/SC, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) proporcionou aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a oportunidade de atuar no reforço escolar. Além disso, os bolsistas desenvolveram diversas atividades interdisciplinares com os alunos, conectando os conteúdos escolares à agroecologia. A produção de tintas naturais à base de terra, foi uma das diversas atividades que promoveu aprendizagens contextualizadas e sustentáveis. Ela foi dividida em quatro etapas: inicialmente, os alunos pesquisaram sobre os solos locais, analisando suas composições, cores e texturas; em seguida, realizaram a coleta de amostras em diferentes áreas ao redor da escola; depois, secaram por cerca de uma semana e peneirada para obtenção dos pigmentos em pó; por fim, produziram uma tinta utilizando o pó que foi misturando com uma cola natural feito com farinha de trigo e água. Durante os testes em diferentes superfícies, os alunos observaram a variação de cores conforme a origem dos solos, além das diferenças na fixação e textura. O processo possibilitou reflexões sobre as propriedades dos materiais naturais e a sua interação com elementos químicos, relacionando conhecimentos entre diversas disciplinas. A experiência não apenas estimulou a criatividade dos estudantes, mas também valorizou saberes tradicionais e práticas sustentáveis, promovendo um ensino interdisciplinar e alinhado à realidade do campo. A produção de cartazes coloridos pode evidenciar o vínculo dos alunos com a sua cultura local e demonstrou a viabilidade do uso de recursos naturais como ferramentas didáticas. Essa experiência pedagógica permitiu que os bolsistas, experimentassem novas formas de ensinar e percebessem como pequenas iniciativas podem tornar o aprendizado mais significativo e conectado à vida dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1319_TB463_10032025221245.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONAS ANTUNES" "autor_nome_curto" => "Jonas Antunes" "autor_email" => "jonas-antunes1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }