Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

CIÊNCIAS E FILOSOFIA: TRAÇANDO PONTES INTERDISCIPLINARES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Na contemporaneidade, vivemos em meio a problemas complexos e interdependentes. Apesar disso, privilegiamos conhecimentos fragmentados e compartimentados em componentes curriculares e áreas específicas na escola. Dessa forma, práticas educativas interdisciplinares e contextualizadas constituem um espaço frutífero para atuação docente, implicando na motivação dos estudantes. O presente trabalho é fruto de um relato de experiência vivido no ano de 2023 no Programa Institucional de Residência Pedagógica - Projeto que integra Filosofia e Biologia. Foi realizado numa escola municipal de ensino fundamental no Bairro Restinga, em Porto Alegre (RS), a partir da atuação interdisciplinar de dois residentes de áreas distintas: as ciências biológicas e a filosofia. A experiência é atravessada por dois eixos principais: a interdisciplinaridade e a docência compartilhada em práticas pedagógicas com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Nesta comunicação, objetiva-se refletir sobre as possibilidades e os desafios da integração de conhecimentos na escola, através dos caminhos experimentados em aulas planejadas e desenvolvidas por residentes da Biologia e da Filosofia, em dois projetos que buscavam a valorização de aspectos culturais do território dos estudantes: 1) A origem do Bairro Restinga: seu nome de origem biológica e sua história de ocupação, e 2) Ervas medicinais e aromáticas - unindo conhecimentos científicos e tradicionais. Por meio do contato com a história do bairro, seus artistas e lideranças locais, os estudantes compartilharam experiências de suas próprias referências locais. Paralelamente, a integração entre conhecimentos acadêmicos e saberes populares foi aprofundada no projeto das ervas medicinais e aromáticas na horta escolar, culminando na visita ao herbário da UFRGS. Essas vivências possibilitaram a conexão entre práticas cotidianas e a produção do conhecimento científico.

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