CIÊNCIAS E FILOSOFIA: TRAÇANDO PONTES INTERDISCIPLINARES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120515 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 161 "inscrito_id" => 612 "titulo" => "CIÊNCIAS E FILOSOFIA: TRAÇANDO PONTES INTERDISCIPLINARES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Na contemporaneidade, vivemos em meio a problemas complexos e interdependentes. Apesar disso, privilegiamos conhecimentos fragmentados e compartimentados em componentes curriculares e áreas específicas na escola. Dessa forma, práticas educativas interdisciplinares e contextualizadas constituem um espaço frutífero para atuação docente, implicando na motivação dos estudantes. O presente trabalho é fruto de um relato de experiência vivido no ano de 2023 no Programa Institucional de Residência Pedagógica - Projeto que integra Filosofia e Biologia. Foi realizado numa escola municipal de ensino fundamental no Bairro Restinga, em Porto Alegre (RS), a partir da atuação interdisciplinar de dois residentes de áreas distintas: as ciências biológicas e a filosofia. A experiência é atravessada por dois eixos principais: a interdisciplinaridade e a docência compartilhada em práticas pedagógicas com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Nesta comunicação, objetiva-se refletir sobre as possibilidades e os desafios da integração de conhecimentos na escola, através dos caminhos experimentados em aulas planejadas e desenvolvidas por residentes da Biologia e da Filosofia, em dois projetos que buscavam a valorização de aspectos culturais do território dos estudantes: 1) A origem do Bairro Restinga: seu nome de origem biológica e sua história de ocupação, e 2) Ervas medicinais e aromáticas - unindo conhecimentos científicos e tradicionais. Por meio do contato com a história do bairro, seus artistas e lideranças locais, os estudantes compartilharam experiências de suas próprias referências locais. Paralelamente, a integração entre conhecimentos acadêmicos e saberes populares foi aprofundada no projeto das ervas medicinais e aromáticas na horta escolar, culminando na visita ao herbário da UFRGS. Essas vivências possibilitaram a conexão entre práticas cotidianas e a produção do conhecimento científico." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID612_TB161_09032025125129.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAO VITOR DE OLIVEIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "João Vítor" "autor_email" => "vitor_barbosa10_@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120515 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 161 "inscrito_id" => 612 "titulo" => "CIÊNCIAS E FILOSOFIA: TRAÇANDO PONTES INTERDISCIPLINARES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Na contemporaneidade, vivemos em meio a problemas complexos e interdependentes. Apesar disso, privilegiamos conhecimentos fragmentados e compartimentados em componentes curriculares e áreas específicas na escola. Dessa forma, práticas educativas interdisciplinares e contextualizadas constituem um espaço frutífero para atuação docente, implicando na motivação dos estudantes. O presente trabalho é fruto de um relato de experiência vivido no ano de 2023 no Programa Institucional de Residência Pedagógica - Projeto que integra Filosofia e Biologia. Foi realizado numa escola municipal de ensino fundamental no Bairro Restinga, em Porto Alegre (RS), a partir da atuação interdisciplinar de dois residentes de áreas distintas: as ciências biológicas e a filosofia. A experiência é atravessada por dois eixos principais: a interdisciplinaridade e a docência compartilhada em práticas pedagógicas com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Nesta comunicação, objetiva-se refletir sobre as possibilidades e os desafios da integração de conhecimentos na escola, através dos caminhos experimentados em aulas planejadas e desenvolvidas por residentes da Biologia e da Filosofia, em dois projetos que buscavam a valorização de aspectos culturais do território dos estudantes: 1) A origem do Bairro Restinga: seu nome de origem biológica e sua história de ocupação, e 2) Ervas medicinais e aromáticas - unindo conhecimentos científicos e tradicionais. Por meio do contato com a história do bairro, seus artistas e lideranças locais, os estudantes compartilharam experiências de suas próprias referências locais. Paralelamente, a integração entre conhecimentos acadêmicos e saberes populares foi aprofundada no projeto das ervas medicinais e aromáticas na horta escolar, culminando na visita ao herbário da UFRGS. Essas vivências possibilitaram a conexão entre práticas cotidianas e a produção do conhecimento científico." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID612_TB161_09032025125129.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAO VITOR DE OLIVEIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "João Vítor" "autor_email" => "vitor_barbosa10_@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }