Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

CONCEPÇÕES PIBIDIANAS SOBRE O CONCEITO DE CIÊNCIAS: A EMERSÃO A PARTIR DO LÚDICO

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O lúdico desempenha papel fundamental na formação docente, ao promover o desenvolvimento de competências essenciais, como comunicação, colaboração, criatividade e pensamento crítico. Este estudo visa analisar o impacto de uma atividade de Caça ao Tesouro na compreensão do conceito de Ciência por 20 professores de Química em formação inicial, participantes do subprojeto Pibid. A Caça, estruturada em cinco missões, englobou diversas tarefas lúdicas, como quiz, enquetes, gravação de áudio e inserção de fotos e vídeos. A abordagem metodológica foi uma intervenção pedagógica qualitativa, de objetivo exploratório e natureza aplicada. Os dados, constituídos via observações diretas das ações dos pibidianos, registradas em um diário de bordo, foram analisados à luz do modelo interpretativo-construtivo da subjetividade. Na realização da Caça, os pibidianos foram desafiados a capturar uma fotografia que representasse o conceito de Ciência. Três equipes optaram pelo mesmo banner, o que indica uma estratégia de imitação ou uma visão da Ciência como um campo predominantemente técnico e prático. Ademais, um dos membros sugeriu que a foto fosse tirada no laboratório, o que evidenciou uma percepção restrita da Ciência. Embora os participantes estivessem envolvidos em atividades práticas de formação docente, não reconheceram suas próprias ações como Ciência. Uma equipe fotografou cartazes do projeto PET, reforçando uma visão técnica da Ciência. Por outro lado, outra equipe registrou uma imagem ao ar livre, envolvendo elementos como árvores, construções e veículos, o que refletiu uma abordagem interdisciplinar da Ciência e evidenciou como a Ciência se manifesta no cotidiano. A atividade de Caça ao Tesouro proporcionou aos pibidianos uma valiosa oportunidade de trabalhar em equipe, tomar decisões coletivas e refletir sobre o conceito de Ciência. Essa dinâmica estimulou criatividade, participação ativa e desenvolvimento de habilidades interpessoais e de resolução de problemas, destacando a necessidade de uma formação docente mais contextualizada e menos tecnicista.

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