A EXPERIÊNCIA DE OFICINAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM BASEADA EM METODOLOGIAS ATIVAS.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120581 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 247 "inscrito_id" => 1020 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DE OFICINAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM BASEADA EM METODOLOGIAS ATIVAS." "resumo" => "Este artigo relata a experiência de oficinas de matemática realizadas com alunos do 3°ano do Ensino Médio, utilizando metodologias ativas, com foco no Ensino Exploratório. As oficinas aconteceram em um colégio localizado na cidade de Arapongas – PR, como parte do Estágio Supervisionado no Ensino Médio de um curso de Licenciatura em Matemática juntamente com o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência). O objetivo das oficinas era promover a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem, incentivando a investigação e a construção ativa do conhecimento matemático, uma vez que a perspectiva de ensino adotada foi o Ensino Exploratório. Os conteúdos abordados foram Prismas e Pirâmides, suas características e os cálculos de área e volume. Durante as atividades, os alunos construíram sólidos geométricos, identificaram suas propriedades e resolveram problemas práticos, valorizando a interação entre todos. Os resultados das oficinas (quando comparados a outras aulas na mesma turma) evidenciaram maior engajamento por parte dos alunos, que se dedicaram e participaram ativamente das discussões e demonstraram compreensão dos conceitos trabalhados em sala. A partir dessa experiência, podemos afirmar que o Ensino Exploratório pode ser uma estratégia eficaz para aprimorar a aprendizagem e despertar maior interesse nos alunos pela matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1020_TB247_10032025161852.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOÍSA GONÇALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HELOÍSA" "autor_email" => "heloisa_lolo08@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120581 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 247 "inscrito_id" => 1020 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DE OFICINAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM BASEADA EM METODOLOGIAS ATIVAS." "resumo" => "Este artigo relata a experiência de oficinas de matemática realizadas com alunos do 3°ano do Ensino Médio, utilizando metodologias ativas, com foco no Ensino Exploratório. As oficinas aconteceram em um colégio localizado na cidade de Arapongas – PR, como parte do Estágio Supervisionado no Ensino Médio de um curso de Licenciatura em Matemática juntamente com o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência). O objetivo das oficinas era promover a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem, incentivando a investigação e a construção ativa do conhecimento matemático, uma vez que a perspectiva de ensino adotada foi o Ensino Exploratório. Os conteúdos abordados foram Prismas e Pirâmides, suas características e os cálculos de área e volume. Durante as atividades, os alunos construíram sólidos geométricos, identificaram suas propriedades e resolveram problemas práticos, valorizando a interação entre todos. Os resultados das oficinas (quando comparados a outras aulas na mesma turma) evidenciaram maior engajamento por parte dos alunos, que se dedicaram e participaram ativamente das discussões e demonstraram compreensão dos conceitos trabalhados em sala. A partir dessa experiência, podemos afirmar que o Ensino Exploratório pode ser uma estratégia eficaz para aprimorar a aprendizagem e despertar maior interesse nos alunos pela matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1020_TB247_10032025161852.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOÍSA GONÇALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HELOÍSA" "autor_email" => "heloisa_lolo08@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }