ANÁLISE EDUCACIONAL DE ESCOLAS PÚBLICAS NO CENTRO E PERIFERIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120611 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 291 "inscrito_id" => 448 "titulo" => "ANÁLISE EDUCACIONAL DE ESCOLAS PÚBLICAS NO CENTRO E PERIFERIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) oferece uma imersão dos futuros educadores na prática docente, possibilitando a vivência direta nas escolas e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas adaptadas à realidade local. A cidade, localizada na região Centro-Oeste, apresenta características socioculturais distintas, com um contexto urbano no centro e periferias marcadas por desigualdades históricas e econômicas. Este trabalho, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, tem como objetivo relatar as diferenças no processo de ensino-aprendizagem de escolas públicas situadas no centro e na periferia de Uruguaiana, cidade do interior do Rio Grande do Sul, a partir da experiência vivida durante a participação como bolsista do PRP. As diferenças observadas no processo de ensino-aprendizagem estão diretamente relacionadas à infraestrutura das escolas, aos recursos pedagógicos e ao perfil socioeconômico dos alunos. Nas escolas do centro, apesar de oferecerem melhores condições materiais e uma maior diversidade de recursos, os desafios também são evidentes, especialmente no que se refere à sobrecarga de alunos e à escassez de apoio psicossocial. Já nas escolas periféricas, as dificuldades são mais evidentes, com infraestrutura precária, escassez de materiais didáticos e maior carência de suporte emocional, o que impacta diretamente o processo de aprendizagem. Além disso, as diferenças culturais, como o modo de vida mais simples e o menor acesso a serviços na periferia, também influenciam o desenvolvimento educacional. Essas observações das experiências vivenciadas, auxiliam na organização das aulas, levando em consideração seu contexto e refletindo criticamente para a mudança dessa realidade e da diferença que existe entre os espaços geográficos escolares, principalmente sobre as desigualdades no ensino público, enfatizando a necessidade de políticas educacionais que considerem as especificidades de cada contexto e promovam a equidade." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID448_TB291_10032025214902.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ HENRIQUE KREJCI DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "LUIZ" "autor_email" => "profluizkrejci@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120611 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 291 "inscrito_id" => 448 "titulo" => "ANÁLISE EDUCACIONAL DE ESCOLAS PÚBLICAS NO CENTRO E PERIFERIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) oferece uma imersão dos futuros educadores na prática docente, possibilitando a vivência direta nas escolas e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas adaptadas à realidade local. A cidade, localizada na região Centro-Oeste, apresenta características socioculturais distintas, com um contexto urbano no centro e periferias marcadas por desigualdades históricas e econômicas. Este trabalho, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, tem como objetivo relatar as diferenças no processo de ensino-aprendizagem de escolas públicas situadas no centro e na periferia de Uruguaiana, cidade do interior do Rio Grande do Sul, a partir da experiência vivida durante a participação como bolsista do PRP. As diferenças observadas no processo de ensino-aprendizagem estão diretamente relacionadas à infraestrutura das escolas, aos recursos pedagógicos e ao perfil socioeconômico dos alunos. Nas escolas do centro, apesar de oferecerem melhores condições materiais e uma maior diversidade de recursos, os desafios também são evidentes, especialmente no que se refere à sobrecarga de alunos e à escassez de apoio psicossocial. Já nas escolas periféricas, as dificuldades são mais evidentes, com infraestrutura precária, escassez de materiais didáticos e maior carência de suporte emocional, o que impacta diretamente o processo de aprendizagem. Além disso, as diferenças culturais, como o modo de vida mais simples e o menor acesso a serviços na periferia, também influenciam o desenvolvimento educacional. Essas observações das experiências vivenciadas, auxiliam na organização das aulas, levando em consideração seu contexto e refletindo criticamente para a mudança dessa realidade e da diferença que existe entre os espaços geográficos escolares, principalmente sobre as desigualdades no ensino público, enfatizando a necessidade de políticas educacionais que considerem as especificidades de cada contexto e promovam a equidade." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID448_TB291_10032025214902.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ HENRIQUE KREJCI DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "LUIZ" "autor_email" => "profluizkrejci@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }