Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

ANÁLISE EDUCACIONAL DE ESCOLAS PÚBLICAS NO CENTRO E PERIFERIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) oferece uma imersão dos futuros educadores na prática docente, possibilitando a vivência direta nas escolas e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas adaptadas à realidade local. A cidade, localizada na região Centro-Oeste, apresenta características socioculturais distintas, com um contexto urbano no centro e periferias marcadas por desigualdades históricas e econômicas. Este trabalho, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, tem como objetivo relatar as diferenças no processo de ensino-aprendizagem de escolas públicas situadas no centro e na periferia de Uruguaiana, cidade do interior do Rio Grande do Sul, a partir da experiência vivida durante a participação como bolsista do PRP. As diferenças observadas no processo de ensino-aprendizagem estão diretamente relacionadas à infraestrutura das escolas, aos recursos pedagógicos e ao perfil socioeconômico dos alunos. Nas escolas do centro, apesar de oferecerem melhores condições materiais e uma maior diversidade de recursos, os desafios também são evidentes, especialmente no que se refere à sobrecarga de alunos e à escassez de apoio psicossocial. Já nas escolas periféricas, as dificuldades são mais evidentes, com infraestrutura precária, escassez de materiais didáticos e maior carência de suporte emocional, o que impacta diretamente o processo de aprendizagem. Além disso, as diferenças culturais, como o modo de vida mais simples e o menor acesso a serviços na periferia, também influenciam o desenvolvimento educacional. Essas observações das experiências vivenciadas, auxiliam na organização das aulas, levando em consideração seu contexto e refletindo criticamente para a mudança dessa realidade e da diferença que existe entre os espaços geográficos escolares, principalmente sobre as desigualdades no ensino público, enfatizando a necessidade de políticas educacionais que considerem as especificidades de cada contexto e promovam a equidade.

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