UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DE PROJETOS EXTENSÃO DO IFSUL E DO PIBID
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120654 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 349 "inscrito_id" => 857 "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DE PROJETOS EXTENSÃO DO IFSUL E DO PIBID" "resumo" => "Este relato de experiência tem origem nas atividades de extensão promovidas pelo curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul), que despertaram o interesse pela atuação na educação de jovens e adultos. A participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) proporcionou a oportunidade de vivenciar o ensino de maneira prática, possibilitando um primeiro contato com os discentes e a construção coletiva de estratégias pedagógicas. Esse processo foi amparado pelo suporte institucional e pela colaboração entre os envolvidos, contribuindo para a segurança e o desenvolvimento do docente em formação. A experiência possibilitou a construção de uma abordagem de ensino centrada na emancipação do estudante, preparando-o para os desafios do mundo contemporâneo. Para isso, foram empregadas metodologias ativas, como o conceito de computação desplugada e a introdução ao pensamento lógico por meio da gamificação. Essas estratégias favoreceram a aprendizagem significativa e estimularam o engajamento dos alunos no processo educativo. Nesse sentido, o PIBID demonstrou-se essencial para a formação docente, permitindo a imersão em práticas pedagógicas inovadoras e contribuindo para a qualificação dos futuros professores. Além de impactar positivamente a aprendizagem dos alunos, o programa fortalece o desenvolvimento profissional e pessoal dos licenciandos, preparando-os para os desafios da docência e para a construção de uma prática reflexiva e transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID857_TB349_10032025085011.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMUEL LAPISCHIES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "SAMUEL" "autor_email" => "samueloliveira.pl009@academico.ifsul.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120654 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 349 "inscrito_id" => 857 "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DE PROJETOS EXTENSÃO DO IFSUL E DO PIBID" "resumo" => "Este relato de experiência tem origem nas atividades de extensão promovidas pelo curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul), que despertaram o interesse pela atuação na educação de jovens e adultos. A participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) proporcionou a oportunidade de vivenciar o ensino de maneira prática, possibilitando um primeiro contato com os discentes e a construção coletiva de estratégias pedagógicas. Esse processo foi amparado pelo suporte institucional e pela colaboração entre os envolvidos, contribuindo para a segurança e o desenvolvimento do docente em formação. A experiência possibilitou a construção de uma abordagem de ensino centrada na emancipação do estudante, preparando-o para os desafios do mundo contemporâneo. Para isso, foram empregadas metodologias ativas, como o conceito de computação desplugada e a introdução ao pensamento lógico por meio da gamificação. Essas estratégias favoreceram a aprendizagem significativa e estimularam o engajamento dos alunos no processo educativo. Nesse sentido, o PIBID demonstrou-se essencial para a formação docente, permitindo a imersão em práticas pedagógicas inovadoras e contribuindo para a qualificação dos futuros professores. Além de impactar positivamente a aprendizagem dos alunos, o programa fortalece o desenvolvimento profissional e pessoal dos licenciandos, preparando-os para os desafios da docência e para a construção de uma prática reflexiva e transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID857_TB349_10032025085011.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMUEL LAPISCHIES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "SAMUEL" "autor_email" => "samueloliveira.pl009@academico.ifsul.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }