SILVA, Rayana Claudia Da et al.. Aplicação de atividades lúdicas no ensino médio. Anais VII EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/1327>. Acesso em: 23/12/2024 03:29
O presente relato mostra que é possível melhorar a qualidade do Ensino da Matemática, por meio de uma proposta pedagógica diversificada. Através deste, mostramos condições para que os alunos possam descobrir ou redescobrir que é possível aprender e desvendar a matemática por meio de uma aprendizagem lúdica, despertando o interesse e a curiosidade dos alunos. Ao nos depararmos com a sala de aula, percebemos uma dificuldade e até mesmo desmotivação dos discentes, a partir disso faz-se necessário a iniciação de novas metodologias no processo de ensino. Com a realização de novos métodos na educação da matemática é possível transformar as aulas, tornando-as mais dinâmicas e atrativas para o discente, proporcionando uma interação entre professor e aluno. Podem-se aplicar as atividades lúdicas em qualquer situação, no nosso caso aproveitamos para um melhor entendimento no conhecimento matemático. Os jogos possuem um papel educacional, para jogar requer disciplina, cumprir regras, tomar decisões, exercitar a inteligência, participar ativamente e estabelecer uma socialização durante o jogo. Muito mais do que uma simples brincadeira, o jogo pode favorece e enriquece o processo de ensino e aprendizagem. A educação em geral sofre com uma grande carência em todos os sentidos; no Ensino Médio essa realidade não é distante, onde se reflete uma situação verídica das condições escolares. Por meio deste, corroboramos as contribuições oferecidas por meio de atividades lúdicas. Neste sentido, ressaltamos aspectos relacionados à importância do lúdico para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, a partir de intervenções em sala de aula no Ensino Médio.