DESVELANDO COMPOSTOS, UMA ALTERNATIVA DIFERENTE DE ENSINAR SOLUÇÕES E MISTURAS
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120476 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 105 "inscrito_id" => 653 "titulo" => "DESVELANDO COMPOSTOS, UMA ALTERNATIVA DIFERENTE DE ENSINAR SOLUÇÕES\u{A0}E\u{A0}MISTURAS" "resumo" => "O presente relato tem por objetivo apresentar uma experiência de elaboração e desenvolvimento de uma estratégia lúdica, envolvendo o conceito de misturas e soluções, como parte das atividades avaliativas na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado 2. Tal estratégia foi desenvolvida com 20 alunos, matriculados no primeiro ano do ensino técnico agrícola, de um colégio estadual localizado no município de Iretama/PR. Dividi os alunos em dois grupos, em seguida entreguei a cada um, cinco substâncias sólidas de cor branca sendo elas: açúcar, bicarbonato de sódio, gelatina incolor, amido de milho e pó de giz. Posteriormente, entreguei cinco copos para cada grupo com aproximadamente 20 ml de água, assim os alunos analisaram a solubilidade das substâncias disponíveis. Os alunos foram instigados a observar e anotar, antes e depois da diluição, as características dos sólidos em solução. Ao final, os alunos responderam cinco questões que envolviam os conteúdos trabalhados, e de acordo com as respostas dadas posso afirmar que a atividade contribuiu na construção de conhecimento a respeito de misturas e soluções. Essa atividade foi meu primeiro contato com a sala de aula, pude melhor a participação dos alunos durante a atividade de uma outra maneira, estar dentro de uma sala como regente me trouxe uma percepção diferente de quando aluna, mostrando de maneira mais evidente as dificuldades encontradas neste âmbito como muitas vezes a falta de interesse dos alunos ou até mesmo mal comportamento, como também as gratificações que tive quando notei que os alunos estavam se dedicando, questionando e argumentando entre si, porém entendo que essa não é a realidade que seria implicada em toda a sala de aula, baseando se nisso creio que minha experiência serviu de grande aprendizado para mim e para minhas próximas regências, buscando melhorar tanto no quesito de ensino no âmbito escolar, quanto na minha formação." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID653_TB105_06032025153325.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELE DE FATIMA ROBERTO" "autor_nome_curto" => "FRANCIELE" "autor_email" => "francieleroberto2002@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120476 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 105 "inscrito_id" => 653 "titulo" => "DESVELANDO COMPOSTOS, UMA ALTERNATIVA DIFERENTE DE ENSINAR SOLUÇÕES\u{A0}E\u{A0}MISTURAS" "resumo" => "O presente relato tem por objetivo apresentar uma experiência de elaboração e desenvolvimento de uma estratégia lúdica, envolvendo o conceito de misturas e soluções, como parte das atividades avaliativas na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado 2. Tal estratégia foi desenvolvida com 20 alunos, matriculados no primeiro ano do ensino técnico agrícola, de um colégio estadual localizado no município de Iretama/PR. Dividi os alunos em dois grupos, em seguida entreguei a cada um, cinco substâncias sólidas de cor branca sendo elas: açúcar, bicarbonato de sódio, gelatina incolor, amido de milho e pó de giz. Posteriormente, entreguei cinco copos para cada grupo com aproximadamente 20 ml de água, assim os alunos analisaram a solubilidade das substâncias disponíveis. Os alunos foram instigados a observar e anotar, antes e depois da diluição, as características dos sólidos em solução. Ao final, os alunos responderam cinco questões que envolviam os conteúdos trabalhados, e de acordo com as respostas dadas posso afirmar que a atividade contribuiu na construção de conhecimento a respeito de misturas e soluções. Essa atividade foi meu primeiro contato com a sala de aula, pude melhor a participação dos alunos durante a atividade de uma outra maneira, estar dentro de uma sala como regente me trouxe uma percepção diferente de quando aluna, mostrando de maneira mais evidente as dificuldades encontradas neste âmbito como muitas vezes a falta de interesse dos alunos ou até mesmo mal comportamento, como também as gratificações que tive quando notei que os alunos estavam se dedicando, questionando e argumentando entre si, porém entendo que essa não é a realidade que seria implicada em toda a sala de aula, baseando se nisso creio que minha experiência serviu de grande aprendizado para mim e para minhas próximas regências, buscando melhorar tanto no quesito de ensino no âmbito escolar, quanto na minha formação." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID653_TB105_06032025153325.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELE DE FATIMA ROBERTO" "autor_nome_curto" => "FRANCIELE" "autor_email" => "francieleroberto2002@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }