Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

OUTRAS PRÁTICAS POSSÍVEIS DE ENSINO SOBRE OS CORPOS NOS PROGRAMAS PIBID E PRP

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O entendimento dos corpos, em algumas práticas, pode ocorrer de forma limitada à sua materialidade biológica. Entretanto, este viés, focado apenas nessas características, numa percepção universal que não dá conta das diversidades humanas, desconsiderando outros aspectos que também constituem os corpos. A perspectiva que se propõe é pensarmos nos corpos como construções biossociais, produzidos por meio de suas relações biológicas, históricas e culturais, permitindo compreender os diversos marcadores que se constroem sobre eles e a partir deles: gêneros, sexuais, étnico-raciais, geracionais, etc. Cabe salientar que a escolha do uso de “corpos” é justamente por compreender que são plurais e múltiplos, abrangendo sua diversidade. A partir dessa percepção, diversas atividades foram desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP), envolvendo formações, discussões e práticas pedagógicas em parceria com escolas municipais e estaduais do município do Rio Grande/RS. Nosso objetivo neste relato de experiência é apresentarmos e discutirmos as atividades desenvolvidas ao longo de dois subprojetos, um interdisciplinar entre Química e Biologia no PIBID, e outro de Biologia no PRP. Descrevemos os seguintes acontecimentos: roda de conversa com licenciandos e professores sobre gênero e sexualidade; discussão e atividades com relação às diversidades de gêneros e sexuais no Ensino Fundamental; discussão sobre gênero e sexualidade no Ensino Médio; regências sobre os corpos e sexualidades no Ensino Fundamental e uma palestra pensando gêneros e sexualidades. Tivemos o engajamento dos estudantes e professores nos espaços em que dialogamos sobre essas temáticas. Percebemos o quanto vários estudantes se sentiram representados em nossas falas, e ressaltamos, ainda, que as discussões são bastante incipientes, em todos os níveis de ensino.

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