OUTRAS PRÁTICAS POSSÍVEIS DE ENSINO SOBRE OS CORPOS NOS PROGRAMAS PIBID E PRP
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120457 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 77 "inscrito_id" => 390 "titulo" => "OUTRAS PRÁTICAS POSSÍVEIS DE ENSINO SOBRE OS CORPOS NOS PROGRAMAS PIBID E PRP" "resumo" => "O entendimento dos corpos, em algumas práticas, pode ocorrer de forma limitada à sua materialidade biológica. Entretanto, este viés, focado apenas nessas características, numa percepção universal que não dá conta das diversidades humanas, desconsiderando outros aspectos que também constituem os corpos. A perspectiva que se propõe é pensarmos nos corpos como construções biossociais, produzidos por meio de suas relações biológicas, históricas e culturais, permitindo compreender os diversos marcadores que se constroem sobre eles e a partir deles: gêneros, sexuais, étnico-raciais, geracionais, etc. Cabe salientar que a escolha do uso de “corpos” é justamente por compreender que são plurais e múltiplos, abrangendo sua diversidade. A partir dessa percepção, diversas atividades foram desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP), envolvendo formações, discussões e práticas pedagógicas em parceria com escolas municipais e estaduais do município do Rio Grande/RS. Nosso objetivo neste relato de experiência é apresentarmos e discutirmos as atividades desenvolvidas ao longo de dois subprojetos, um interdisciplinar entre Química e Biologia no PIBID, e outro de Biologia no PRP. Descrevemos os seguintes acontecimentos: roda de conversa com licenciandos e professores sobre gênero e sexualidade; discussão e atividades com relação às diversidades de gêneros e sexuais no Ensino Fundamental; discussão sobre gênero e sexualidade no Ensino Médio; regências sobre os corpos e sexualidades no Ensino Fundamental e uma palestra pensando gêneros e sexualidades. Tivemos o engajamento dos estudantes e professores nos espaços em que dialogamos sobre essas temáticas. Percebemos o quanto vários estudantes se sentiram representados em nossas falas, e ressaltamos, ainda, que as discussões são bastante incipientes, em todos os níveis de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID390_TB77_10032025211800.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO SANTOS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "Eduardo Araujo" "autor_email" => "araujoeduardo2000@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120457 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 77 "inscrito_id" => 390 "titulo" => "OUTRAS PRÁTICAS POSSÍVEIS DE ENSINO SOBRE OS CORPOS NOS PROGRAMAS PIBID E PRP" "resumo" => "O entendimento dos corpos, em algumas práticas, pode ocorrer de forma limitada à sua materialidade biológica. Entretanto, este viés, focado apenas nessas características, numa percepção universal que não dá conta das diversidades humanas, desconsiderando outros aspectos que também constituem os corpos. A perspectiva que se propõe é pensarmos nos corpos como construções biossociais, produzidos por meio de suas relações biológicas, históricas e culturais, permitindo compreender os diversos marcadores que se constroem sobre eles e a partir deles: gêneros, sexuais, étnico-raciais, geracionais, etc. Cabe salientar que a escolha do uso de “corpos” é justamente por compreender que são plurais e múltiplos, abrangendo sua diversidade. A partir dessa percepção, diversas atividades foram desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP), envolvendo formações, discussões e práticas pedagógicas em parceria com escolas municipais e estaduais do município do Rio Grande/RS. Nosso objetivo neste relato de experiência é apresentarmos e discutirmos as atividades desenvolvidas ao longo de dois subprojetos, um interdisciplinar entre Química e Biologia no PIBID, e outro de Biologia no PRP. Descrevemos os seguintes acontecimentos: roda de conversa com licenciandos e professores sobre gênero e sexualidade; discussão e atividades com relação às diversidades de gêneros e sexuais no Ensino Fundamental; discussão sobre gênero e sexualidade no Ensino Médio; regências sobre os corpos e sexualidades no Ensino Fundamental e uma palestra pensando gêneros e sexualidades. Tivemos o engajamento dos estudantes e professores nos espaços em que dialogamos sobre essas temáticas. Percebemos o quanto vários estudantes se sentiram representados em nossas falas, e ressaltamos, ainda, que as discussões são bastante incipientes, em todos os níveis de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID390_TB77_10032025211800.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO SANTOS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "Eduardo Araujo" "autor_email" => "araujoeduardo2000@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }