Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

VAMOS VIAJAR? UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120450
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 68
    "inscrito_id" => 543
    "titulo" => "VAMOS VIAJAR? UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este relato apresenta uma experiência de elaboração e aplicação de uma atividade de Modelagem Matemática (MM) no contexto da Educação Matemática, com alunos de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do Estado do Paraná, no contexto da disciplina de “Teoria e Prática de Ensino II”. O desenvolvimento da atividade que fora aplicada como uma aula simulada na disciplina, por acadêmicas do curso, fundamenta-se em autores como Burak (2010), que propõem a MM como uma ferramenta capaz de dar sentido à Matemática no cotidiano dos alunos. O desenvolvimento da atividade de MM, consistiu primeiramente na escolha do tema: viagem entre Maringá-PR e Curitiba-PR, com foco nos custos de transporte. Sendo assim, foi proposta a seguinte pergunta para a atividade: Qual seria o melhor meio de transporte para fazer uma viagem de duas pessoas, saindo de Maringá e indo até Curitiba? A partir do tema e pergunta, foram elaborados possíveis modelos matemáticos pelo grupo, envolvendo três meios de transporte: ônibus, carro e moto, levando em consideração custos como pedágios, combustível, alimentação, dentre outros. A atividade foi aplicada em sala de aula, no contexto da disciplina, dividindo os alunos em grupos para as resoluções e formulação dos modelos matemáticos. O relato destaca a importância da MM como ferramenta para uma aprendizagem mais significativa, integrando conhecimentos matemáticos com a percepção de mundo dos alunos. A experiência evidenciou a relevância desta abordagem para o processo de ensino e aprendizagem de matemática, promovendo discussões que vão além do conteúdo abstrato e enriquecendo a formação dos futuros professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID543_TB68_05032025143731.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULYA ROFINO CLEMENTE"
    "autor_nome_curto" => "Julya Clemente"
    "autor_email" => "ra133269@uem.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120450
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 68
    "inscrito_id" => 543
    "titulo" => "VAMOS VIAJAR? UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este relato apresenta uma experiência de elaboração e aplicação de uma atividade de Modelagem Matemática (MM) no contexto da Educação Matemática, com alunos de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do Estado do Paraná, no contexto da disciplina de “Teoria e Prática de Ensino II”. O desenvolvimento da atividade que fora aplicada como uma aula simulada na disciplina, por acadêmicas do curso, fundamenta-se em autores como Burak (2010), que propõem a MM como uma ferramenta capaz de dar sentido à Matemática no cotidiano dos alunos. O desenvolvimento da atividade de MM, consistiu primeiramente na escolha do tema: viagem entre Maringá-PR e Curitiba-PR, com foco nos custos de transporte. Sendo assim, foi proposta a seguinte pergunta para a atividade: Qual seria o melhor meio de transporte para fazer uma viagem de duas pessoas, saindo de Maringá e indo até Curitiba? A partir do tema e pergunta, foram elaborados possíveis modelos matemáticos pelo grupo, envolvendo três meios de transporte: ônibus, carro e moto, levando em consideração custos como pedágios, combustível, alimentação, dentre outros. A atividade foi aplicada em sala de aula, no contexto da disciplina, dividindo os alunos em grupos para as resoluções e formulação dos modelos matemáticos. O relato destaca a importância da MM como ferramenta para uma aprendizagem mais significativa, integrando conhecimentos matemáticos com a percepção de mundo dos alunos. A experiência evidenciou a relevância desta abordagem para o processo de ensino e aprendizagem de matemática, promovendo discussões que vão além do conteúdo abstrato e enriquecendo a formação dos futuros professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID543_TB68_05032025143731.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULYA ROFINO CLEMENTE"
    "autor_nome_curto" => "Julya Clemente"
    "autor_email" => "ra133269@uem.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este relato apresenta uma experiência de elaboração e aplicação de uma atividade de Modelagem Matemática (MM) no contexto da Educação Matemática, com alunos de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do Estado do Paraná, no contexto da disciplina de “Teoria e Prática de Ensino II”. O desenvolvimento da atividade que fora aplicada como uma aula simulada na disciplina, por acadêmicas do curso, fundamenta-se em autores como Burak (2010), que propõem a MM como uma ferramenta capaz de dar sentido à Matemática no cotidiano dos alunos. O desenvolvimento da atividade de MM, consistiu primeiramente na escolha do tema: viagem entre Maringá-PR e Curitiba-PR, com foco nos custos de transporte. Sendo assim, foi proposta a seguinte pergunta para a atividade: Qual seria o melhor meio de transporte para fazer uma viagem de duas pessoas, saindo de Maringá e indo até Curitiba? A partir do tema e pergunta, foram elaborados possíveis modelos matemáticos pelo grupo, envolvendo três meios de transporte: ônibus, carro e moto, levando em consideração custos como pedágios, combustível, alimentação, dentre outros. A atividade foi aplicada em sala de aula, no contexto da disciplina, dividindo os alunos em grupos para as resoluções e formulação dos modelos matemáticos. O relato destaca a importância da MM como ferramenta para uma aprendizagem mais significativa, integrando conhecimentos matemáticos com a percepção de mundo dos alunos. A experiência evidenciou a relevância desta abordagem para o processo de ensino e aprendizagem de matemática, promovendo discussões que vão além do conteúdo abstrato e enriquecendo a formação dos futuros professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.