DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLO DE CIÊNCIA CIDADÃ PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPLORANDO O TEMA DA COEXISTÊNCIA HUMANO-FAUNA E A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120756 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 492 "inscrito_id" => 1162 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLO DE CIÊNCIA CIDADÃ PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPLORANDO O TEMA DA COEXISTÊNCIA HUMANO-FAUNA E A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE" "resumo" => "A ciência cidadã é uma ação colaborativa entre cidadãos e a comunidade científica. Quando trabalhada no espaço formal de ensino gera um grande potencial de formação de estudantes críticos, alfabetizados cientificamente e engajados em questões sociais relevantes. Entre estas, estão as questões socioambientais oriundas da expansão da atividade antrópica, fragmentação de habitats naturais e a consequente coexistência entre seres humanos e a fauna silvestre. Neste trabalho, buscamos desenvolver um protocolo voltado para estudantes da educação básica, para a coleta de dados sobre a fauna silvestre presente nos espaços antropizados. Com base em uma revisão bibliográfica, elaboramos 26 questões norteadoras da coleta, divididas em quatro etapas: a) local de encontro com as espécies e suas características; b) Qual animal foi avistado c) Possíveis interações que possam ter ocorrido d) E uma entrevista que o aluno terá de realizar com alguém da comunidade. Após a elaboração das questões, foi iniciada a construção de um guia didático para a coleta de dados. Este material possui uma introdução ao tema, com dados sobre a paisagem do Brasil e Estado do Paraná, e conceitos importantes relacionados à fauna silvestre, risco de extinção, espécies generalistas, conflitos humano-fauna. Este material está em fase de aprimoramento e irá compor o conjunto de protocolos do Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola, do Estado do Paraná. Espera-se com este material contribuir para o levantamento de dados referentes aos locais onde são frequentes as interações humano-fauna, as classes de interações (positivas, negativas), bem como a opinião sobre a presença e manejo mais adequado da fauna. O engajamento dos estudantes nesta temática fomenta a gestão participativa da sociedade nas questões socioambientais, contribuindo com os objetivos de desenvolvimento sustentável." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 08: Trabalho e educação." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1162_TB492_10032025183619.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALIA MENDES DE MIRANDA" "autor_nome_curto" => "NATHALIA" "autor_email" => "nathaliamendes8868@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120756 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 492 "inscrito_id" => 1162 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLO DE CIÊNCIA CIDADÃ PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPLORANDO O TEMA DA COEXISTÊNCIA HUMANO-FAUNA E A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE" "resumo" => "A ciência cidadã é uma ação colaborativa entre cidadãos e a comunidade científica. Quando trabalhada no espaço formal de ensino gera um grande potencial de formação de estudantes críticos, alfabetizados cientificamente e engajados em questões sociais relevantes. Entre estas, estão as questões socioambientais oriundas da expansão da atividade antrópica, fragmentação de habitats naturais e a consequente coexistência entre seres humanos e a fauna silvestre. Neste trabalho, buscamos desenvolver um protocolo voltado para estudantes da educação básica, para a coleta de dados sobre a fauna silvestre presente nos espaços antropizados. Com base em uma revisão bibliográfica, elaboramos 26 questões norteadoras da coleta, divididas em quatro etapas: a) local de encontro com as espécies e suas características; b) Qual animal foi avistado c) Possíveis interações que possam ter ocorrido d) E uma entrevista que o aluno terá de realizar com alguém da comunidade. Após a elaboração das questões, foi iniciada a construção de um guia didático para a coleta de dados. Este material possui uma introdução ao tema, com dados sobre a paisagem do Brasil e Estado do Paraná, e conceitos importantes relacionados à fauna silvestre, risco de extinção, espécies generalistas, conflitos humano-fauna. Este material está em fase de aprimoramento e irá compor o conjunto de protocolos do Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola, do Estado do Paraná. Espera-se com este material contribuir para o levantamento de dados referentes aos locais onde são frequentes as interações humano-fauna, as classes de interações (positivas, negativas), bem como a opinião sobre a presença e manejo mais adequado da fauna. O engajamento dos estudantes nesta temática fomenta a gestão participativa da sociedade nas questões socioambientais, contribuindo com os objetivos de desenvolvimento sustentável." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 08: Trabalho e educação." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1162_TB492_10032025183619.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALIA MENDES DE MIRANDA" "autor_nome_curto" => "NATHALIA" "autor_email" => "nathaliamendes8868@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }