CAMINHOS DO ENSINAR E APRENDER: REFLEXÕES PIBIDIANAS SOBRE O DOCUMENTÁRIO "NÓS, PROFESSORAS DE DANÇA”
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120780 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 532 "inscrito_id" => 1394 "titulo" => "CAMINHOS DO ENSINAR E APRENDER: REFLEXÕES PIBIDIANAS SOBRE O DOCUMENTÁRIO "NÓS, PROFESSORAS DE DANÇA”" "resumo" => "Esse é um texto reflexivo produzido por nós, bolsistas e estudantes da graduação de Dança-licenciatura da Universidade Federal de Pelotas durante o recesso das aulas, através do PIBID. Esse texto se encontra no eixo “os processos de ensino e aprendizagem” da Dança na Educação Básica, a partir de vivências relatadas no documentário “Nós, professoras de Dança”(2019), dirigido pela Professora Dra. Josiane Correa, com o trabalho de cinco professoras, sendo elas: Ana Paula Silva dos Reis, Jaciara Jorge, Roberta Simões Riso Campos, Tainá Soares de Albuquerque e Taís Chaves Prestes que expõem suas experiências dentro das escolas localizadas nas cidades de Pelotas e Porto Alegre no Rio Grande do Sul. No processo de ensino e aprendizagem, é possível observar a educação como um espaço de transformação, onde metodologias flexíveis e interdisciplinares promovem a integração de saberes e experiências culturais. Essa abordagem estimula a autonomia, a criatividade e o pensamento crítico, fortalecendo o engajamento dos estudantes. Na nossa área sempre temos que nos adaptar e inovar para podermos atrair a atenção dos alunos e também ter um ambiente aconchegante para ter uma aula produtiva e desenvolver com mais destreza ao elaborar uma atividade que o aluno se influencie junto com o professor. Os professores, além de planejarem atividades, ganham autonomia para criar e conduzir projetos que façam sentido para eles e seus alunos. Essa liberdade é essencial, pois permite que o professor seja criativo e adaptável, e não uma máquina de executar tarefas. Erros podem acontecer, pois ensinar é um processo em construção coletivo. Esses momentos de falha são oportunidades para aprender junto com os alunos e ajustar a rota quando necessário. A diversidade de referências culturais trazidas pelos alunos enriquece o aprendizado. A utilização criativa de espaços escolares também incentiva a colaboração e o respeito mútuo entre os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1394_TB532_10032025232437.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ LARA BUCHWISER SILVA PEDRASSANI" "autor_nome_curto" => "Triz Pedrassani" "autor_email" => "beatrizpedrassani2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120780 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 532 "inscrito_id" => 1394 "titulo" => "CAMINHOS DO ENSINAR E APRENDER: REFLEXÕES PIBIDIANAS SOBRE O DOCUMENTÁRIO "NÓS, PROFESSORAS DE DANÇA”" "resumo" => "Esse é um texto reflexivo produzido por nós, bolsistas e estudantes da graduação de Dança-licenciatura da Universidade Federal de Pelotas durante o recesso das aulas, através do PIBID. Esse texto se encontra no eixo “os processos de ensino e aprendizagem” da Dança na Educação Básica, a partir de vivências relatadas no documentário “Nós, professoras de Dança”(2019), dirigido pela Professora Dra. Josiane Correa, com o trabalho de cinco professoras, sendo elas: Ana Paula Silva dos Reis, Jaciara Jorge, Roberta Simões Riso Campos, Tainá Soares de Albuquerque e Taís Chaves Prestes que expõem suas experiências dentro das escolas localizadas nas cidades de Pelotas e Porto Alegre no Rio Grande do Sul. No processo de ensino e aprendizagem, é possível observar a educação como um espaço de transformação, onde metodologias flexíveis e interdisciplinares promovem a integração de saberes e experiências culturais. Essa abordagem estimula a autonomia, a criatividade e o pensamento crítico, fortalecendo o engajamento dos estudantes. Na nossa área sempre temos que nos adaptar e inovar para podermos atrair a atenção dos alunos e também ter um ambiente aconchegante para ter uma aula produtiva e desenvolver com mais destreza ao elaborar uma atividade que o aluno se influencie junto com o professor. Os professores, além de planejarem atividades, ganham autonomia para criar e conduzir projetos que façam sentido para eles e seus alunos. Essa liberdade é essencial, pois permite que o professor seja criativo e adaptável, e não uma máquina de executar tarefas. Erros podem acontecer, pois ensinar é um processo em construção coletivo. Esses momentos de falha são oportunidades para aprender junto com os alunos e ajustar a rota quando necessário. A diversidade de referências culturais trazidas pelos alunos enriquece o aprendizado. A utilização criativa de espaços escolares também incentiva a colaboração e o respeito mútuo entre os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1394_TB532_10032025232437.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ LARA BUCHWISER SILVA PEDRASSANI" "autor_nome_curto" => "Triz Pedrassani" "autor_email" => "beatrizpedrassani2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }