O presente artigo tem como objetivo apresentar em linhas gerais o trabalho que é realizado pela Psicomotricidade Relacional em algumas escolas públicas do município de Fortaleza e suas contribuições para a promoção de saúde na infância. O Programa Psicomotricidade Relacional na escola teve início no ano de 2013 com a realização de uma pesquisa piloto para implantação de tal atividade nas escolas, intitulada Alfabetização de crianças na idade certa: contribuições da Psicomotricidade Relacional por meio da promoção da saúde emocional de alunos e professores de uma rede municipal de ensino. Desde então a Psicomotricidade Relacional faz parte da rotina diária de algumas escolas há 10 anos initerruptamente. Para discutir esta proposição, nos baseamos nas contribuições dos criadores e percussores desta prática, são eles, Lapierre, Aucoutorrier, Batista e Vieira. Com relação aos conceitos de infância, teremos como base os estudos e pesquisas da sociologia da infância encabeçadas por Sarmento, Castro, entre outros. A análise deste estudo corrobora com a ideia de que a Psicomotricidade Relacional na escola pôde durante os anos de sua implantação na escola pública favorecer a promoção de saúde na infância, bem como, é fundamental que, na escola, o lugar de fala das crianças deve ser garantido como sujeito político. Desta forma, esta pesquisa pode contribuir com o processo de avaliação de políticas públicas voltadas a educação e a infância, reiterando a importância da pesquisa constante na educação.