Artigo CONEDU - Políticas públicas de educação (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-030-1

A INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR NO BRASIL: ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE APOIO E INCENTIVO À PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
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                  As pol&iacute;ticas p&uacute;blicas s&atilde;o fundamentais para a constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade mais justa e inclusiva. No X CONEDU, cuja tem&aacute;tica central foi &ldquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rdquo;, no GT 21, tivemos a oportunidade de conhecer an&aacute;lises sob diferentes perspectivas acerca das pol&iacute;ticas p&uacute;blicas de educa&ccedil;&atilde;o que t&ecirc;m sido pautadas, formuladas, implementadas e avaliadas no contexto brasileiro.<br />\r\n
                  No Brasil, um pa&iacute;s de dimens&otilde;es continentais e marcado por m&uacute;ltiplas desigualdades, as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas t&ecirc;m se mostrado essenciais para a garantia de direitos a todas as pessoas, sobretudo as mais vulner&aacute;veis. Ainda que n&atilde;o tenham alcan&ccedil;ado todos os resultados esperados, o que pode acontecer por diversos fatores, as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas t&ecirc;m transformado a realidade da popula&ccedil;&atilde;o brasileira.<br />\r\n
                  No &acirc;mbito educacional, fica evidente que, quando se considera o contexto e os recursos em que as pol&iacute;ticas ser&atilde;o implementadas, elas podem influenciar na trajet&oacute;ria de escolariza&ccedil;&atilde;o das pessoas e oferecer a amplia&ccedil;&atilde;o das oportunidades de acesso, perman&ecirc;ncia e aprendizagem. Al&eacute;m disso, observa-se a import&acirc;ncia da rela&ccedil;&atilde;o entre as pol&iacute;ticas educacionais com as de outras pastas como sa&uacute;de e assist&ecirc;ncia social, por exemplo, para mitigar os processos de desigualdades vividos pelas pessoas.<br />\r\n
                  &Eacute; com muita alegria que apresentamos essa colet&acirc;nea de textos, constru&iacute;dos por professores/as e pesquisadores de variadas regi&otilde;es do Brasil. Nos cap&iacute;tulos do e-book, cada autor/a compartilha as quest&otilde;es, dilemas e desafios observados no &acirc;mbito das pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais e os relaciona aos referenciais te&oacute;rico-metodol&oacute;gicos com os quais atua. Assim, trata-se de uma obra com perspectivas &uacute;nicas que apresentam aos/as leitores/as diversos debates sobre as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais que se materializam nos cen&aacute;rios municipais, estaduais e federal no Brasil.<br />\r\n
                  Esperamos que os cap&iacute;tulos consigam ampliar o entendimento sobre as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais e fomentar a constru&ccedil;&atilde;o de alternativas para mudar a realidade educacional brasileira.<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n
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                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  SILVANA MARIA PEREIRA CAVALCANTE<br />\r\n
                  KARINA CARRASQUEIRA LOPES<br />\r\n
                  LAISA FEITOSA<br />\r\n
                  LUAN FELIPE XAVIER GOMES<br />\r\n
                  CARLA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O DE LIMA<br />\r\n
                  ROS&Acirc;NGELA CRISTINA ROCHA PASSOS FELIX<br />\r\n
                  EDLENE CAVALCANTI SANTOS<br />\r\n
                  MARINA MEIRA DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  WILLER REGIS MORAVIA DE SOUZA<br />\r\n
                  ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM<br />\r\n
                  DANIELA NATASHA MENDES ARAI<br />\r\n
                  NATHALY LIMA SALES<br />\r\n
                  GIVANILDO DA SILVA<br />\r\n
                  JOSEFA BRAGA CAVALCANTE<br />\r\n
                  LILIAN MORGANA ALVES SILVA<br />\r\n
                  IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
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                  As pol&iacute;ticas p&uacute;blicas s&atilde;o fundamentais para a constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade mais justa e inclusiva. No X CONEDU, cuja tem&aacute;tica central foi &ldquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rdquo;, no GT 21, tivemos a oportunidade de conhecer an&aacute;lises sob diferentes perspectivas acerca das pol&iacute;ticas p&uacute;blicas de educa&ccedil;&atilde;o que t&ecirc;m sido pautadas, formuladas, implementadas e avaliadas no contexto brasileiro.<br />\r\n
                  No Brasil, um pa&iacute;s de dimens&otilde;es continentais e marcado por m&uacute;ltiplas desigualdades, as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas t&ecirc;m se mostrado essenciais para a garantia de direitos a todas as pessoas, sobretudo as mais vulner&aacute;veis. Ainda que n&atilde;o tenham alcan&ccedil;ado todos os resultados esperados, o que pode acontecer por diversos fatores, as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas t&ecirc;m transformado a realidade da popula&ccedil;&atilde;o brasileira.<br />\r\n
                  No &acirc;mbito educacional, fica evidente que, quando se considera o contexto e os recursos em que as pol&iacute;ticas ser&atilde;o implementadas, elas podem influenciar na trajet&oacute;ria de escolariza&ccedil;&atilde;o das pessoas e oferecer a amplia&ccedil;&atilde;o das oportunidades de acesso, perman&ecirc;ncia e aprendizagem. Al&eacute;m disso, observa-se a import&acirc;ncia da rela&ccedil;&atilde;o entre as pol&iacute;ticas educacionais com as de outras pastas como sa&uacute;de e assist&ecirc;ncia social, por exemplo, para mitigar os processos de desigualdades vividos pelas pessoas.<br />\r\n
                  &Eacute; com muita alegria que apresentamos essa colet&acirc;nea de textos, constru&iacute;dos por professores/as e pesquisadores de variadas regi&otilde;es do Brasil. Nos cap&iacute;tulos do e-book, cada autor/a compartilha as quest&otilde;es, dilemas e desafios observados no &acirc;mbito das pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais e os relaciona aos referenciais te&oacute;rico-metodol&oacute;gicos com os quais atua. Assim, trata-se de uma obra com perspectivas &uacute;nicas que apresentam aos/as leitores/as diversos debates sobre as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais que se materializam nos cen&aacute;rios municipais, estaduais e federal no Brasil.<br />\r\n
                  Esperamos que os cap&iacute;tulos consigam ampliar o entendimento sobre as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais e fomentar a constru&ccedil;&atilde;o de alternativas para mudar a realidade educacional brasileira.<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n
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                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  SILVANA MARIA PEREIRA CAVALCANTE<br />\r\n
                  KARINA CARRASQUEIRA LOPES<br />\r\n
                  LAISA FEITOSA<br />\r\n
                  LUAN FELIPE XAVIER GOMES<br />\r\n
                  CARLA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O DE LIMA<br />\r\n
                  ROS&Acirc;NGELA CRISTINA ROCHA PASSOS FELIX<br />\r\n
                  EDLENE CAVALCANTI SANTOS<br />\r\n
                  MARINA MEIRA DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  WILLER REGIS MORAVIA DE SOUZA<br />\r\n
                  ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM<br />\r\n
                  DANIELA NATASHA MENDES ARAI<br />\r\n
                  NATHALY LIMA SALES<br />\r\n
                  GIVANILDO DA SILVA<br />\r\n
                  JOSEFA BRAGA CAVALCANTE<br />\r\n
                  LILIAN MORGANA ALVES SILVA<br />\r\n
                  IZABEL CRISTINA DE SOUZA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
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Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Este estudo analisa criticamente as políticas públicas de apoio à Iniciação Científica Júnior (ICJ) no Brasil, enfocando sua implementação em diferentes instituições de ensino e pesquisa. Utilizando dados do "Painel de Fomento em Ciência, Tecnologia e Inovação do CNPq" de 2017 a 2023, explorou-se a distribuição geográfica, temporal e institucional dos investimentos e programas, avaliando o impacto destas iniciativas. A metodologia incluiu a análise de dados de 40.531 entradas através do software Tableau Public 2024.1 para visualizações interativas e Google Sheets para tratamento preliminar dos dados. Foi observada a predominância de Instituições de Ensino Superior na recepção dos recursos, com destaque para o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que juntos receberam investimentos significativos devido à sua participação central em iniciativas como as Olimpíadas de Conhecimento.Os resultados apontam para uma concentração de investimentos em poucas instituições, sugerindo uma desigualdade na distribuição dos recursos entre as diversas regiões do Brasil. O Sudeste destacou-se recebendo o maior volume de investimentos, enquanto outras regiões, como Norte e Centro-Oeste, mostraram menor participação. Além disso, apesar do aumento dos investimentos em 2023, notou-se uma redução no número de instituições beneficiadas, indicando uma centralização dos recursos em instituições com infraestruturas já estabelecidas. Como conclusão, destacamos a necessidade de políticas públicas que promovam uma maior equidade e expansão dos programas de ICJ para incluir uma gama mais ampla de instituições, especialmente aquelas fora dos grandes centros urbanos.

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